Reaction Consultoria

21 de nov de 20172 min

Dicas para tornar as reuniões menos chatas e mais produtivas

Post editado, veja na integra em: https://www.buildin.com.br/reunioes-menos-chatas/

"Você gosta de reunião? Eu não. Foi pensando nisso que elaborei 5 dicas para tornar as reuniões menos chatas e mais produtivas.


 
1 – Limite a quantidade de pessoas presentes às reuniões
 

 

 
Em um trabalho de consultoria recente, participei como espectador de uma reunião periódica de acompanhamento que tinha 38 pessoas e durou 3 horas. Você acha que foi eficiente? Antes de responder, faça as contas do custo dessas pessoas todas em uma única reunião.


 
2 – Só aborde assuntos de interesse geral
 

 

 
Numa grande obra em que trabalhei havia reuniões semanais de acompanhamento que eram comandadas pelo gerente do contrato. Ele abria um enorme caderno, virava-se para o responsável pelo setor de equipamentos e perguntava: “o que ocorreu durante a semana?”.
 

 

 
Não!!!! Tudo errado!!!!
 

 

 
Essa arguição tinha que ser feita antes e só entre eles dois. Essas “micro-reuniões” só fazem atrapalhar o ritmo da sessão e derrubar a potência da equipe. O mais eficaz seria debater algo de interesse a todos e depois, Fulano e Beltrano fazem reuniões menores envolvendo apenas os interessados nos detalhes

3 – Distribua pauta
 

 

 
Toda reunião deve ser precedida de uma pauta. Liste os assuntos a serem tratados e distribua alguns dias antes. Com a pauta na mão, cada participante saberá o que preparar para a reunião, como abordar, que desculpas alegar, que providências tomar. O resultado será um roteiro objetivo e claro para todos.


 
4 – Faça ata com o trinômio providência - responsável - prazo
 

 

 
Vejo atas lavradas com registros que não trazem nenhuma consequência prática. Esta deve se desdobrar em:
 

 

 
PROVIDÊNCIA – ação;
 

 
RESPONSÁVEL – pessoa ou setor ou empresa subcontratada;
 

 
PRAZO – para quando se espera a providência.
 

 
5 – Estabeleça horário de fim e término
 

 

 
Disciplina é tudo e ninguém tem tempo de sobra, às vezes há deslocamentos longos para comparecer à reunião etc. O horário deve ser respeitado a todo custo e os retardatários precisam sentir o desconforto geral. Estipule também o horário de término e seja chato com isso. Sugestão: não ultrapasse 45 minutos. "

E você como está na empresa, perdendo tempo com muitas reuniões desnecessárias? E demais rotinas estão otimizadas?

Fale conosco que iremos te ajudar: www.reactionconsultoria.com.br

#Reunião #ReuniõesChatas #OtimizaçãodoTempo #Rotinas