Reaction Consultoria
2 de jan de 20234 min
Atualizado: 4 de jan de 2023
Reza a lenda que no réveillon se deve pular 7 ondas e fazer um pedido, para que no próximo ano seja realizado, e o ideal é não virar de costas para o mar, pois pode atrair má sorte nas finanças. Há também as simpatias que que envolvem cores de roupa, chupar semente de romã, comer lentilha, etc.
Você pode até esperar e realizar algum dos seus pedidos, mas para não contar com a sorte, o ideal é fazer um planejamento estratégico pessoal.
O planejamento estratégico como definição é um processo que irá definir o estabelecimento de objetivos, as ações para conseguir atingi-los, os recursos/esforços necessários e os indicadores para acompanhar o atingimento dessas metas.
Toda empresa de sucesso realiza esse planejamento, na sua grande maioria, anualmente, e você deveria fazer o mesmo.
Quando uma empresa realiza o planejamento estratégico ela está comunicando interna e externamente para onde ela quer ir, e o que irá fazer para chegar lá.
Criando Dimensões
Mas na prática como construo o meu planejamento para o próximo ano? Primeiramente você tem que definir as suas principais dimensões, que serão os pontos de partidas para escrever seus objetivos. No planejamento estratégico empresarial, é bem comum utilizar as dimensões: Financeira, Aprendizado, Processos e Cliente.
Para planejamento pessoal, costumamos utilizar aqui as seguintes: Saúde, Trabalho, Lazer, Aprendizado, Bens e Experiências. Estas podem ser divididas em subtemas:
Exemplo 1 : Saúde > Corpo e Sorriso
Exemplo 2: Trabalho > Franquia e Emprego
Exemplo 3: Experiências > Viagem e Passeio
Você criar e subdividir suas dimensões da maneira que achar melhor. Só tente manter coerente e quanto mais simples melhor.
Para cada subtema é necessário dizer um objetivo, tente utilizar somente um verbo e um objeto para cada sentença. Utilizando os exemplos dados:
Exemplo 1 : Saúde > Corpo e Sorriso
Objetivos:
Aumentar massa muscular (Corpo)
Diminuir Colesterol (Corpo)
Clarear os dentes (Sorriso)
Exemplo 2: Trabalho > Franquia e Emprego
Objetivos:
Ser promovido (Emprego)
Abrir Franquia (Franquia)
Exemplo 3: Experiências > Viagem e Passeio
Objetivos:
Viajar para China (Viagem)
Conhecer mais museus (Passeio)
Para alcançar o objetivo são necessárias a execução de determinadas ações que com sucesso poderão realizar seus sonhos. Lembrando que nem sempre seus sonhos serão realizados somente com a execução das suas ações. Mas elas representam a parte em que você tem algum controle de execução, por exemplo no caso da Promoção, seu chefe que dará o aval.
IMPORTANTE: As vezes o objetivo é tão simples que ele por si só já é suficiente não sendo necessários criar ações ou atividades, mas para objetivos mais complexos essas duas etapas podem ser importantes, veja o que for melhor para o seu objetivo.
Agora o que você pode fazer para conseguir? Realizar mais horas extras? Aumentar a quantidade de entregas? Melhorar a qualidade do seu trabalho? Criar mais relacionamentos na empresa?
Exemplo 1 : Saúde > Corpo e Sorriso > Diminuir Colesterol
Ações:
Diminuir ingestão de laticínios.
Diminuir ingestão de frituras e gorduras trans.
Procurar academia.
Iniciar corrida.
Atividades são as ações quebradas em um detalhamento maior, em um planejamento pessoal não costuma ser necessário, mas também dependerá de cada um e do próprio objetivo, se for muito complexo, melhor que seja detalhado.
Exemplo 1 : Saúde > Corpo e Sorriso > Diminuir Colesterol > Procurar academia
Atividades:
Levantar academias próximas ao trabalho
Obter preços e pacotes
Agendar visitação nas principais
Visitar academias finalistas
Inscrever em academia escolhida
Os prazos podem ser inseridos nos objetivos, nas ações e/ou nas microações. Mais uma vez, não é obrigatório que ocorra em todos, mas pelo menos em um, pois a data estipulada irá definir a realização ou atraso do objetivo.
E o detalhamento da data também varia de acordo com a necessidade, pode ser somente o mês ou mês/dia ou mês/dia/ano (para planejamento de longo prazo).
Exemplo 1 : Saúde > Corpo e Sorriso > Diminuir Colesterol (Junho)
Ações:
Diminuir ingestão de laticínios. (Janeiro)
Diminuir ingestão de frituras e gorduras trans. (Fevereiro)
Procurar academia. (Março)
Iniciar corrida. (Abril)
Indicadores e Metas
Essa é a cereja do bolo, em termos de planejamento pessoal, é bem plausível você terminar nas ações e o atingimento do objetivo fica intrínseco, como no caso "Ser promovido", porém em alguns casos pode ser necessário a criação de um indicador para melhor definir o sucesso.
Mantendo o exemplo:
Dimensão: Saúde
Subtemas: Corpo e Sorriso
Objetivo: Diminuir Colesterol (Junho)
Ações:
Diminuir ingestão de laticínios. (Janeiro)
Diminuir ingestão de frituras e gorduras trans. (Fevereiro)
Procurar academia. (Março)
Atividades:
Levantar academias próximas ao trabalho
Obter preços e pacotes
Agendar visitação nas principais
Visitar academias finalistas
Inscrever em academia escolhida
Iniciar corrida. (Abril)
Meta: Colesterol total em 150 mg/dL
Pronto você construiu um planejamento, até junho seu colesterol precisa estar em 150mg/dl, e assim todo mês com o seu planejamento em mãos você vai realizando as atividades que descreveu, ajustando as etapas, quando necessário, e gerenciando a sua vida, como se gerenciasse uma empresa.
E assim como uma empresa busca o lucro, se planeja e realiza o planejamento para conseguir isso, nada que impede que você também o faça.
Ou vai acabar mais uma vez de amarelo pulando as ondinhas mesmo. Ou pior, a ondinha te pulando.