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Não adianta pular ondinha de amarelo na virada se você não definir suas metas para 2018.


​Reza a lenda que no réveillon se deve pular 7 ondas e fazer um pedido, para que no próximo ano seja realizado, e o ideal é não virar de costas para o mar, pois pode atrair má sorte nas finanças. Há também as simpatias que que envolvem cores de roupa, chupar semente de romã, comer lentilha, etc.

Você pode até esperar e realizar algum dos seus pedidos, mas para não contar com a sorte, o ideal é fazer um planejamento estratégico pessoal.

E o que seria isso?

O planejamento estratégico como definição é um processo que irá definir o estabelecimento de objetivos, as ações para conseguir atingi-los, os recursos/esforços necessários e os indicadores para acompanhar o atingimento dessas metas.

Toda empresa de sucesso realiza esse planejamento, na sua grande maioria, anualmente, e você deveria fazer o mesmo.

Quando uma empresa realiza o planejamento estratégico ela está comunicando interna e externamente para onde ela quer ir, e o que irá fazer para chegar lá.

Criando Dimensões

Mas na prática como construo o meu planejamento para 2018? Primeiramente você tem que definir as suas principais dimensões, que serão os pontos de partidas para escrever suas metas. No planejamento estratégico empresarial, é bem comum utilizar as dimensões: Financeira, Aprendizado, Processos e Cliente.

Para planejamento pessoal, costumamos utilizar aqui as seguintes: Saúde, Trabalho, Lazer, Aprendizado, Bens e Experiências. Estas podem ser divididas em subtemas:

Exemplo 1 : Saúde > Corpo e Sorriso

Exemplo 2: Trabalho > Franquia e Emprego

Exemplo 3: Experiências > Viagem e Passeio

Você criar e subdividir suas dimensões da maneira que achar melhor. Só tente manter coerente e quanto mais simples melhor.

Criando Objetivos

Para cada subtema é necessário dizer um objetivo, tente utilizar somente um verbo e um objeto para cada sentença. Utilizando os exemplos dados:

Exemplo 1 : Saúde > Corpo e Sorriso

Objetivos:

Aumentar massa muscular (Corpo)

Diminuir Colesterol (Corpo)

Clarear os dentes (Sorriso)

Exemplo 2: Trabalho > Franquia e Emprego

Objetivos:

Ser promovido (Emprego)

Abrir Franquia (Franquia)

Exemplo 3: Experiências > Viagem e Passeio

Objetivos:

Viajar para China (Viagem)

Conhecer mais museus (Passeio)

​Criando Ações

Para alcançar o objetivo são necessárias a execução de determinadas ações que com sucesso poderão realizar seus sonhos. Lembrando que nem sempre seus sonhos serão realizados somente com a execução das suas ações. Mas elas representam a parte em que você tem algum controle de execução, por exemplo no caso da Promoção, seu chefe que dará o aval.

Agora o que você pode fazer para conseguir? Realizar mais horas extras? Aumentar a quantidade de entregas? Melhorar a qualidade do seu trabalho? Criar mais relacionamentos na empresa?

Exemplo 1 : Saúde > Corpo e Sorriso > Diminuir Colesterol

Ações:

Diminuir ingestão de laticínios.

Diminuir ingestão de frituras e gorduras trans.

Procurar academia.

Iniciar corrida.

Criando Atividades (ou microações)

Atividades são as ações quebradas em um detalhamento maior, em um planejamento pessoal não costuma ser necessário, mas também dependerá de cada um e do próprio objetivo, se for muito complexo, melhor que seja detalhado.

Exemplo 1 : Saúde > Corpo e Sorriso > Diminuir Colesterol > Procurar academia

Atividades:

Levantar academias próximas ao trabalho

Obter preços e pacotes

Agendar visitação nas principais

Visitar academias finalistas

Inscrever em academia escolhida

Prazos

Os prazos podem ser inseridos nos objetivos, nas ações e/ou nas microações. Mais uma vez, não é obrigatório que ocorra em todos, mas pelo menos em um, pois a data estipulada irá definir a realização ou atraso do objetivo.

E o detalhamento da data também varia de acordo com a necessidade, pode ser somente o mês ou mês/dia ou mês/dia/ano (para planejamento de longo prazo).

Exemplo 1 : Saúde > Corpo e Sorriso > Diminuir Colesterol (Junho)

Ações:

Diminuir ingestão de laticínios. (Janeiro)

Diminuir ingestão de frituras e gorduras trans. (Fevereiro)

Procurar academia. (Março)

Iniciar corrida. (Abril)

Indicadores

Essa é a cereja do bolo, em termos de planejamento pessoal, é bem plausível você terminar nas ações e o atingimento do objetivo fica intrínseco, como no caso "Ser promovido", porém em alguns casos pode ser necessário a criação de um indicador para melhor definir o sucesso.

Mantendo o exemplo:

Dimensão: Saúde

Subtemas: Corpo e Sorriso

Objetivo: Diminuir Colesterol (Junho)

Ações:

  • Diminuir ingestão de laticínios. (Janeiro)

  • Diminuir ingestão de frituras e gorduras trans. (Fevereiro)

  • Procurar academia. (Março)

  • Atividades:

Levantar academias próximas ao trabalho

Obter preços e pacotes

Agendar visitação nas principais

Visitar academias finalistas

Inscrever em academia escolhida

  • Iniciar corrida. (Abril)

Meta: Colesterol total em 150 mg/dL

Pronto você construiu um planejamento, até junho de 2018 seu colesterol precisa estar em 150mg/dl, e assim todo mês com o seu planejamento em mãos você vai realizando as atividades que descreveu, ajustando as etapas, quando necessário, e gerenciando a sua vida, como se gerenciasse uma empresa.

E assim como uma empresa busca o lucro, se planeja e realiza o planejamento para conseguir isso, nada que impede que você também o faça.

Ou vai acabar 2018 mais uma vez de amarelo pulando as ondinhas mesmo. Ou pior, a ondinha te pulando.

Achou fácil? Encontrou alguma dificuldade? Faça esse exercício com o que você mais deseja. Qualquer dúvida entre em contato conosco que iremos te ajudar.

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