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É sabido que os empreendedores possuem muita dificuldade no planejamento do seu negócio, principalmente na etapa inicial de estruturação. Desse modo, o objetivo desse post é pontuar os principais passos para um planejamento estruturado da ideia e concepção do negócio. Em posts futuros será detalhada cada uma dessas etapas para a leitura não ficar muito extensa.
COLOCAR A IDEIA NO PAPEL
Partiremos do principio que a ideia já foi concebida, e não entraremos no mérito das técnicas de ideação, que consistem em formas organizadas de gerar ideias de negócios.
O primeiro passo é pôr a ideia do papel, recomendo e ajudo os clientes na construção do Canvas Business Model.
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Essa ferramenta ajuda a tangibilizar sua ideia de negócio, levará a insights sobre o tipo de cliente que pretende atender, quais canais e como sua empresa ganhará dinheiro. Tudo isso ainda de maneira superficial.
Se você não tiver nenhuma ideia confira 21 ideias de negócios lucrativos aqui!
MERCADO - AMBIENTES EXTERNO E INTERNO
O segundo passo, é entender o seu mercado, seus concorrentes e potenciais clientes, bem como possíveis fornecedores e intermediários. Existem algumas técnicas que serão tratadas em um outro artigo, mas basicamente é necessário ver quais são os concorrentes diretos e indiretos, os preços praticados e seus diferenciais. Quanto aos clientes, entender o perfil, o que querem, quais as dores, o que necessitam. E uma boa forma de fazer isso é utilizando o Canvas de Persona.
O terceiro passo, ainda é sobre entender o seu mercado, mas dessa vez de maneira macro, através da análise do macroambiente, ou seja, os atores externos que podem impactar positiva, ou negativamente a empresa, que são os ambientes: Político, Econômico, Social, Tecnológico e Ambiental (PESTA). Temos um post específico para isso aqui.
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Com as análises anteriores realizadas, pode se dizer que nesse momento você tem um bom conhecimento do seu mercado. Para tangibilizar essa análise, recomendo a elaboração de uma matriz SWOT, esta será utilizada para consolidar todas as forças e fraquezas internas de seu negócio, bem como as oportunidades e ameaças, externas ao seu negócio, de uma maneira mais visual.
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Essa foi a parte fácil e gostosa, agora é a hora que normalmente as pessoas reclamam, e muitas vezes pecam fatalmente em não fazer, que é a elaboração do modelo operacional e financeiro.
MODELO OPERACIONAL
O modelo operacional é o modo como a empresa irá efetivamente trabalhar, transformando os insumos em produtos e serviços. Uma dica é desenhar os macroprocessos principais, estes irão ajudar no levantamento dos insumos, atividades, pessoas, e equipamentos necessários. Ex: Na abertura de uma pizzaria, temos alguns macroprocessos, um deles é o atendimento, após desenhado você verá que diversos itens são necessários como 5 cardápios, 5 mesas e 20 cadeiras, 300kg de massa/mês; 250kg de queijo/mês, sistema de atendimento, 150 utensílios de cozinha, 1 forno, 3 garçons, 1 caixa, 1 pizzaiolo, etc.
MODELO FINANCEIRO
E enfim o último passo, o temido modelo financeiro, este tem a finalidade de formular as receitas e despesas do seu negócio de modo a explicitar o potencial de retorno desse investimento. Esse apesar de totalmente negligenciado é o que define o sucesso e o fracasso de uma empresa, além de servir para atrair investidores e financiadores.
Os insumos levantados na etapa anterior servirão para levantar os custos, despesas e investimentos do negócio. Do mesmo modo, as futuras receitas deverão ser estimadas, por exemplo na pizzaria, imaginando uma capacidade de 20 pizzas por hora, e trabalhando somente 8h em 22 dias por mês, serão vendidas 3520 pizzas, digamos que no levantamento do mercado um preço coerente com o seu negócio, seja 30 reais, por mês entrará R$ 105.600,00. Algo parecido deverá ser feito com os custos e despesas, como os salários, luz, matéria prima, etc.
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O ideal é que se descubra o ponto de equilíbrio entre custos e receita, bem como o negócio tenha um payback (tempo para retorno) curto e um ROI (retorno sobre o investimento) atraente. Para uma visão mais completa, o modelo financeiro pode ter diferentes cenários, pessimista, realista e otimista.
E o mais importante, apesar de ter uma sequência lógica, tanto o Canvas, quanto a Swot, e os modelos operacionais e financeiros, são vivos, ou seja, você pode alterá-los a hora que quiser, uma nova informação pode surgir durante uma etapa e você pode revisitar um material elaborado anteriormente, tornando mais rico o planejamento. Por exemplo, uma informação pode surgir durante a análise financeira, e se você achar que é interessante, pode mudar o Canvas elaborado lá no início.
CONCLUSÃO
Apesar de trabalhoso, o planejamento para o negócio é essencial para não somente estruturar o bom funcionamento, mas principalmente para ver a viabilidade do negócio. Muitos pecam nessa etapa, e o resultado é que 70% das empresas fecham em menos de 2 anos.
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