CONSULTORIA O QUE É?

Segundo informações do documento referência de consultoria do Sebrae, a consultoria pode ser caracterizada como um serviço de aconselhamento, num processo em que o consultor ajuda o cliente a potencializar sua capacidade para atingir os objetivos da organização.


 

Kubr (1986), desde o prefacio de seu livro “Consultoria – Um Guia para a Profissão”, destaca que a consultoria de organização é um serviço que busca auxiliar na análise e solução de problemas de ordem prática e difundir técnicas de gestão bem-sucedidas, nos diversos setores da economia.

 

 

Oliveira (2011) conceitua consultoria como “processo interativo de um agente de mudanças externo à empresa, o qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da referida empresa nas tomadas de decisões, não tendo, entretanto, o controle direto da situação. ”

Bretas, no livro “Na Cova dos Leões (2002) ”, descreve a consultoria como “uma relação de via dupla. Todos são igualmente responsáveis pelo sucesso do trabalho. O cliente tem de investir tempo e recursos para viabilizar o trabalho do consultor, mas este tem de saber identificar e justificar quando, onde e em que quantidade eles serão necessários. ”

Ainda ficou em dúvida sobre as vantagens de se contratar uma consultoria? Confira as vantagens aqui ou a animação abaixo.

© Reaction Consultoria