Reaction Consultoria

3 de abr de 20192 min

Os 8 passos para Transformar sua Empresa

NECESSIDADE E TRANSFORMAÇÃO

O que seria transformar sua empresa? A necessidade de transformação normalmente vem de uma empresa estagnada, seja no prejuízo, seja no lucro. Obviamente, prejuízos tendem a ser os maiores causadores de transformações, mas os lucros, quando estagnados, ou baixos também podem levar a grandes mudanças. De fato, o que importa é que foi despertada uma necessidade de transformação na empresa.

Essa necessidade normalmente é resolvida com grandes ações estruturantes como: o lançamento de um novo produto; uma mudança total de visão; a entrada em um novo nicho, mercado ou região, etc.

Essas grandes ações não são simples, nem fáceis de serem realizadas, sendo preciso que toda a empresa esteja envolvida, mas como fazer? E quais as dificuldades encontradas?

8 PASSOS

Através das experiências coletadas durante os anos de consultoria e baseado conceitualmente em estudos da Harvard listamos os 8 passos para efetuar a transformação de sua empresa.

1 - ESTABELECER URGÊNCIA NA CAUSA

Entenda que estabelecer urgência, não é espalhar o caos, mas divulgar que a empresa NECESSITA de uma mudança, e que precisa ser resolvida IMEDIATAMENTE, não pode ser adiada, ou enrolada, pois, se houver demora poderá trazer danos irreversíveis.

2 - FORMAR ALIANÇAS

Reunir um grupo inicial com forte poder de influência e liderança, isso não quer dizer que seja feito somente com diretores, estamos falando de LIDERES, seja analista, diretor ou gerente.

Essa equipe tem que ter poder suficiente para liderar os esforços de mudança, e precisarão trabalhar em conjunto, como uma equipe.

3 - CRIAR UMA VISÃO

A Visão, como já explicado no nosso post de planejamento estratégico, ajudará a direcionar o esforço da mudança, a empresa terá um alvo a acertar. E a partir da visão, desenvolver as estratégias para atingi-la.

Confira nosso post sobre Como fazer um Planejamento Estratégico (Em 3 partes!!!)

4 - COMUNICAR A VISÃO

Esse é o ponto de ruptura, onde a maioria das empresas falham, e acabam por deixar o objetivo final restrito a um pequeno grupo de pessoas, sem garantir que todo o corpo funcional entenda a mudança.

Para evitar isso, é necessário utilizar todos os veículos possíveis para comunicar a nova visão e as estratégias criadas, os novos comportamentos, a motivação da mudança e o que está por vir.

E a frequência também é importante, não adianta fazer uma ótima comunicação no início do projeto de mudança e depois não se falar mais, as pessoas esquecem, as fofocas e conversas paralelas tomam grandes proporções e no fim supera a comunicação oficial pela sua ausência.

No próximo post iremos continuar os 8 passos, assine a lista e não perca nenhum post!

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