Todas as empresas possuem características específicas e diretrizes sobre a maneira de lidar com clientes, colaboradores, fornecedores, produtos, serviços e, principalmente, a administração empresarial.
Nesse sentido, a política empresarial padroniza a linguagem utilizada em todos os departamentos e operações.” (por IBCCoaching)
Eis que surge a principal pergunta: Qual a utilidade?
No mundo corporativo, algumas empresas usam mais outras menos, as públicas tendem a ser mais burocráticas e utilizar mais, as privadas menos. Mas ambas utilizam para definir de maneira clara as diretrizes de um determinado tema, normalmente bem relevante, como por exemplo a Política de Remuneração e Progressão.
Esta irá conter todas as definições e regras de como um funcionário poderá ser promovido ou bonificado dentro da empresa. Uma definição padrão dessa política é o tempo de casa. “Um funcionário será promovido se o mesmo possuir pelo menos X anos como funcionário. ”
As políticas podem ser elaboradas para praticamente todo e qualquer tema importante, evitem somente o excesso e não confundam políticas com procedimentos.
Em se tratando de procedimentos, confira aqui o nosso post:
E a sua empresa, possui políticas empresariais bem definidas? São suficientes?