top of page
  • Foto do escritorReaction Consultoria

Para que serve uma Política Empresarial?

Atualizado: 5 de jun. de 2021


Politica Empresarial

Todas as empresas possuem características específicas e diretrizes sobre a maneira de lidar com clientes, colaboradores, fornecedores, produtos, serviços e, principalmente, a administração empresarial.

Nesse sentido, a política empresarial padroniza a linguagem utilizada em todos os departamentos e operações.” (por IBCCoaching)

Eis que surge a principal pergunta: Qual a utilidade?

No mundo corporativo, algumas empresas usam mais outras menos, as públicas tendem a ser mais burocráticas e utilizar mais, as privadas menos. Mas ambas utilizam para definir de maneira clara as diretrizes de um determinado tema, normalmente bem relevante, como por exemplo a Política de Remuneração e Progressão.

Esta irá conter todas as definições e regras de como um funcionário poderá ser promovido ou bonificado dentro da empresa. Uma definição padrão dessa política é o tempo de casa. “Um funcionário será promovido se o mesmo possuir pelo menos X anos como funcionário. ”

As políticas podem ser elaboradas para praticamente todo e qualquer tema importante, evitem somente o excesso e não confundam políticas com procedimentos.

Em se tratando de procedimentos, confira aqui o nosso post:

E a sua empresa, possui políticas empresariais bem definidas? São suficientes?

bottom of page