top of page
  • Reaction Consultoria

Afinal o que é o tal do Scrum?

Atualizado: 25 de ago. de 2023


Scrum

Foto: Jogada Scrum do Rugby, origem do nome.

Quem trabalha com projetos, principalmente TI já ouviu falar em algum momento dele, mas afinal o que é o tal do Scrum?

O que significa essa sigla?

Quando utilizar?

Como funciona?

Essa forma ágil segue o fluxo conforme desenho abaixo.

Framework Scrum

Não iremos entrar no detalhamento de cada etapa e atores nesse post, a ideia nesse momento é formar o conceito.

Essa equipe irá trabalhar nas atividades listadas (sprint backlog) durante um periodo de 2 semanas a 1 mês, com revisões diárias sobre o andamento das atividades (daily meeting). Ao final do sprint é apresentado o resultado (Sprint Review) , e com a entrega é feito uma retrospectiva de todo o trabalho com o Product Owner seguindo para o planejamento do próximo Sprint até que seja zerado o product backlog.

Os três personagens principais

Product Owner - possui a visão de negócio e produto, é responsável por priorizar a lista de itens composta pelas expectativas dos clientes para o projeto e passar isso para os outros dois personagens. E trabalha fazendo essa ponte da visão do cliente com a equipe.

Scrum Master - possui a visão do processo Scrum, irá orientar, facilitar e guiar o time, garantindo que todas as etapas descritas antes sejam realizadas, é uma posição mais de gestão.

Development Team - De 3 a 9 pessoas que formam o time operacional que irá executar as atividades, idealmente devem ser especialistas em várias áreas para que todos sejam capazes de realizar as mesmas mas também diferentes funções.

E na prática

Qualquer projeto pode ser realizado por Scrum, como já informado alguns tipos como desenvolvimento web tem mais afinidade com a metodologia, mas você pode pegar alguns princípios básicos e aplicá-los para melhorar a performance do seu projeto.

Por exemplo a abertura de uma empresa, um plano de negócios ou de marketing envolve uma série de etapas e ações a serem realizadas, segmentar essas ações em sprints ou mesmo a realização do projeto em sprints, com verificações, equipes cross funcionais, revisões e retrospectivas a cada entrega irá agregar e agilizar bastante na execução do projeto.

E você planejando realizar algum projeto seguindo o Scrum? Compartilhe sua história conosco.


bottom of page