• Reaction Consultoria

Afinal o que é o tal do Scrum?


Foto: Jogada Scrum do Rugby, origem do nome.

Quem trabalha com projetos, principalmente TI já ouviu falar em algum momento dele, mas afinal o que é o tal do Scrum?

Scrum é um método de gerenciamento de projetos ágil e flexível o bastante para atender novas requisições que por vezes surgem durante a execução do projeto.

O que significa essa sigla?

SCRUM não é uma sigla, é uma jogada de Rugby (ver foto) na qual os jogadores dos dois times se juntam com a cabeça abaixada e se empurram com o objetivo de ganhar a posse de bola, em uma analogia é uma equipe, que unida e em conjunto age para resolver um problema.

Quando utilizar?

É aplicável em qualquer tipo de projeto, porém pode se sair melhor que o gerenciamento tradicional nos casos em que seja difícil definir os requerimentos ou que existam muitos ciclos, por esse motivo acaba sendo altamente aplicável na programação e desenvolvimento de software.

Como funciona?

Essa forma ágil segue o fluxo conforme desenho abaixo.

Não iremos entrar no detalhamento de cada etapa e atores nesse post, a ideia nesse momento é formar o conceito.

Os projetos seguindo a metodologia Scrum são divididos em ciclos (Sprint), cada ciclo possui uma série de atividades a serem executadas pela equipe que ao final irão entregar uma funcionalidade ou resultado. Esse resultado foi retirado de um lista (Product Backlog) elaborada no início do projeto pelo responsável em entender o cliente (Product Owner) que prioriza as mais relevantes.

Essa equipe irá trabalhar nas atividades listadas (sprint backlog) durante um periodo de 2 semanas a 1 mês, com revisões diárias sobre o andamento das atividades (daily meeting). Ao final do sprint é apresentado o resultado (Sprint Review) , e com a entrega é feito uma retrospectiva de todo o trabalho com o Product Owner seguindo para o planejamento do próximo Sprint até que seja zerado o product backlog.

Os três personagens principais

Product Owner - possui a visão de negócio e produto, é responsável por priorizar a lista de itens composta pelas expectativas dos clientes para o projeto e passar isso para os outros dois personagens. E trabalha fazendo essa ponte da visão do cliente com a equipe.

Scrum Master - possui a visão do processo Scrum, irá orientar, facilitar e guiar o time, garantindo que todas as etapas descritas antes sejam realizadas, é uma posição mais de gestão.

Development Team - De 3 a 9 pessoas que formam o time operacional que irá executar as atividades, idealmente devem ser especialistas em várias áreas para que todos sejam capazes de realizar as mesmas mas também diferentes funções.

E na prática

Qualquer projeto pode ser realizado por Scrum, como já informado alguns tipos como desenvolvimento web tem mais afinidade com a metodologia, mas você pode pegar alguns princípios básicos e aplicá-los para melhorar a performance do seu projeto.

Por exemplo a abertura de uma empresa, um plano de negócios ou de marketing envolve uma série de etapas e ações a serem realizadas, segmentar essas ações em sprints ou mesmo a realização do projeto em sprints, com verificações, equipes cross funcionais, revisões e retrospectivas a cada entrega irá agregar e agilizar bastante na execução do projeto.

E você planejando realizar algum projeto seguindo o Scrum? Compartilhe sua história conosco.

www.reactionconsultoria.com.br

#Reunião #ReuniõesChatas #OtimizaçãodoTempo #Rotinas #Scrum #GerenciamentodeProjetos #Projetos #Desenvolvimento

188 visualizações

© Reaction Consultoria