• Reaction Consultoria

Introdução a Administração da Produção




A administração da produção trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços.


Existe, dentro da administração da produção, a chamada “função produção”. Essa atividade envolve a tomada de decisões acerca da alocação de recursos, para que sejam utilizados da maneira mais eficiente possível na produção de determinada quantia de bens e serviços, em determinado tempo, e com isso atingir os objetivos da empresa. Esse trabalho é normalmente exercido pelo “gerente de produção”.


Apesar de relacionado, não confundir com economicidade. Este é um princípio constitucional, expresso no art. 70 da Constituição Federal de 1988. É a obtenção do resultado esperado com o menor custo possível, mantendo a qualidade e buscando a celeridade na prestação do serviço ou no trato com os bens públicos.


Quando a produção envolve a criação de produtos, é chamado de processo de conversão a transformação da matéria-prima, agora quando se trata de serviços, é chamado de transferência.


Quanto aos recursos, que são as entradas do processo produtivo, são divididos em dois tipos: os recursos a serem transformados e os de transformação.


De transformação: São as instalações, edifícios, equipamentos e tecnologia, é a estrutura física e os funcionários (dos operadores aos gestores).


Transformados: são todos os materiais utilizados na produção de produtos, e no caso de serviços, as informações e os próprios consumidores.



Aproveite e dê uma olhadinha em nossa carta de serviços e escolha um para dar aquele up na sua empresa