top of page
  • Foto do escritorReaction Consultoria

Lições de Negócios em Séries: Night Stalker

Atualizado: 5 de jun. de 2021



Mais um post sobre lições de negócios em séries, extraindo e refletindo sobre conhecimentos de Administração. A intenção nunca é a crítica da série, mas fazer paralelos com o mundo dos negócios.


Hoje abordaremos o documentário: Night Stalker, são apenas 4 episódios, que tratam sobre um serial killer da California, Estados Unidos, nos anos 80.



RESUMO


A série conta sobre parte da vida, crimes, perseguição e prisão de um dos maiores casos policiais dos Estados Unidos, o caso do Night Stalker Ricardo Ramirez. Sua área de atuação apesar de concentrada em Los Angeles, envolveu a polícia de diferentes regiões para solucionar o caso. E nesse aspecto é que surge a primeira lição:


LIÇÃO 1 - CONFLITO ENTRE ÁREAS


Os crimes se concentravam em uma área, sob a jurisdição da polícia de Los Angeles, porém em um dado momento, Ramirez, que já estava sendo intensamente procurado, roubou um carro e nessa fuga foi parado pela polícia de uma outra jurisdição. A polícia que não sabia nada sobre Ramirez, ou sobre o carro, lembrando que nessa época, não haviam sistemas e bases de dados digitais para consulta online, apenas o pararam por achar suspeito o modo como dirigia. Durante a abordagem, era de noite, e quando o policial deu as costas, Ramirez, simplesmente correu para o meio da floresta, e não foi mais visto. A polícia então apreendeu o carro, e descobriu que era roubado, deixando em um depósito. Essa mesma polícia, após um crime na sua região, passou também a investigar o caso.


Começa então a existir uma rivalidade entre as duas investigações, cada uma tentando resolver o caso primeiro, e nessa competição, informações que poderiam estar sendo compartilhadas, e trabalhadas como uma equipe unida, estavam sendo escondidas e seu acesso dificultado. Uma dessas informações foi justamente a do carro apreendido, que depois de muito esforço, foi liberado o acesso da polícia de LA ao carro, e com isso, foi descoberto um recibo de dentista caído no chão do carro.


A polícia então, em conversa com o dentista do recibo, descobriu que Ramirez possuía sérios problemas odontológicos, e que por isso precisava estava sob tratamento dental, sendo provável que voltasse ao consultório em breve. Sabendo disso, a polícia preparou uma armadilha, com uma equipe próxima ao consultório e um botão de emergência que seria acionado pelo dentista quando Ramirez aparecesse. Estava tudo certo para pegá-lo.


No mundo empresarial isso também é bastante comum. Conflitos internos sejam entre pessoas, sejam entre áreas, que por diversos motivos, trabalham em concorrência, ainda que sejam da mesma empresa, e caso trabalhassem juntas trariam melhores resultados. Exemplos clássicos são: marketing e logística, vendas e operações, suporte e atendimentos, entre outros.


LIÇÃO 2 - BAIXA QUALIDADE E SEUS IMPACTOS


Só que nenhum projeto é bem executado, se não houver qualidade envolvida já dizia o PMBOK. Em um determinado dia, Ramirez foi finalmente ao dentista, este acionou o alarme várias vezes, fez então todo o procedimento necessário, com medo do que poderia acontecer com a entrada da polícia a qualquer momento. Porém, nada aconteceu. Dias depois a polícia aparece para falar com o dentista e descobrir que o botão do alarme não estava funcionando. E que mais uma vez, Ramirez conseguiu escapar.


Em gerenciamento de projetos um dos importantes pilares é a qualidade, que é assegurar que o projeto concretize o que foi determinado, e satisfaça as necessidades do cliente, e duas subatividades desse pilar que auxiliam para garantir isso, são a inspeção e prevenção, que são utilizadas para manter os erros de fora, evitando custos e retrabalhos .


Mas, o que, além desses problemas, tornou a caçada tão difícil? A resposta é justamente a última lição.


LIÇÃO 3 - ANÁLISE E MIOPIA DOS PADRÕES


Para todo analista/cientista de dados, estatísticos, e investigadores da polícia, tendemos a sempre procurar padrões, que são nada mais que repetições de um dado, ou informação, e com isso é possível realizar uma série de análises, até mesmo preditivas. Essa é a base por exemplo para relacionar casos de assassinos em séries. Porém, Ramirez, por ser uma criatura totalmente problemática, agia erraticamente no seu modus operandi, em relação ao tipo de vítima, e as armas utilizadas. Desse modo, nenhum padrão era captado, o que fez parecer inicialmente que eram diversos crimes isolados, praticados por pessoas diferentes, e só depois de muita investigação, esforço e, infelizmente, crimes, os detetives conseguiram provar que era uma única pessoa a responsável.


Por vezes, nos pegamos analisando dados a procura de padrões, estes obviamente, continuam sendo a base de uma análise, mas não podemos deixar de olhar com atenção outliers (observações fora/distante do normal). Quase sempre, esquecemos, ignoramos, e muitas vezes os excluímos sem se quer avaliá-los qualitativamente, como por exemplo o porquê da presença deles, e qual foi a causa. E essa análise pode trazer informações valiosas também.






bottom of page