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Mapeamento de Processos, o que é?






O QUE É O MAPEAMENTO DE PROCESSO?


O mapeamento de processos é uma ferramenta de gestão usada para retratar visualmente o fluxo de trabalho, as etapas e pessoas envolvidas em um processo de negócios. Costumam ser chamados de fluxogramas ou diagramas de fluxo de trabalho.


As organizações usam essa ferramenta para obter uma melhor compreensão de um processo e melhorar sua eficiência, pois os fluxos criados ajudam a identificar aspectos de um processo que podem melhorar, oriundos de gargalos, tarefas repetitivas, redundantes e outras ineficiências.


BENEFÍCIOS DO MAPEAMENTO

Além dos benefícios citados anteriormente, o mapeamento de processos oferece outros benefícios, como:

  • Aumenta a satisfação no trabalho - Os funcionários sabem o que esperar, quais são suas responsabilidades e apreciam a transparência que um mapa de processo proporciona.

  • Melhore o desempenho dos funcionários - Os funcionários que entendem seus papéis e onde encontrar ajuda quando precisam são mais produtivos.

  • Auxilia no treinamento - Mapas de processos de negócios são simples de seguir e são ideais para tarefas como treinamento de funcionários.

  • Facilita Certificações - Ajude as organizações a obter e manter certificações do setor como ISO 9000 e 9001.

  • Teste de hipóteses - Um mapa do processo de negócios permite que as organizações testem hipóteses, facilitando a identificação de problemas e possíveis soluções.

  • Monitoramento - O mapa e a visão do todo pelo fluxo facilita a criação de indicadores e o monitoramento das atividades.

CLASSIFICAÇÕES DOS PROCESSOS

  • Processo primário (de negócio): interfuncional, ponta a ponta, agrega valor diretamente para o cliente, são processos essenciais ou finalísticos;

  • Processo de suporte (apoio ou administrativo): entregam valor para outros processos e NÃO diretamente para os clientes.

  • Processo de gerenciamento (ou gerenciais): tem o propósito de medir, monitorar, controlar atividades e administrar o presente e o futuro do negócio. Asseguram que processos primários e de suportes atinjam as suas metas.


ETAPAS DE UM PROJETO DE MAPEAMENTO DE PROCESSO


1) identificação dos processos;


2) priorização dos processos críticos;


3) mapeamento dos processos;


4) medição;


5) análise;


6) redesenho;


7) implantação do processo redesenhado;


8) gerenciamento do processo (monitoramento, análise e otimização)



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