top of page
  • Foto do escritorReaction Consultoria

Treinando a sua equipe




INTRODUÇÃO


Em todas as organizações o treinamento é uma importante ferramenta para fazer sua empresa crescer. O treinamento colabora na construção dos profissionais, preparando os colaboradores para exercer melhor suas funções, além de trazer um grande retorno a empresa.


Diversas técnicas e métodos podem ser utilizados para treinar seus colaboradores, vamos destacar algumas abaixo, comentando pontos fracos e fortes de cada uma:


TÉCNICAS DE TREINAMENTO


Treinamento no trabalho – TLT: O treinamento é realizado no próprio trabalho, por um supervisor ou funcionário mais experiente. O uso desta técnica se caracteriza pelo aprendizado prático e rápido e economia de tempo, mas pode transferir vícios e percepções.


Treinamento de aprendizagem: É uma técnica através da qual os treinandos adquirem conhecimento por meio da combinação entre sala de aula e treinamento prático no trabalho. É bastante apropriado para funções operacionais / técnicas.


Treinamento por simulação: O treinamento por simulação é uma técnica usada fora do ambiente de trabalho. O objetivo desta forma de treinamento é obter as vantagens do TLT, sem precisar estar no local de trabalho. E necessário quando pode oferecer risco ao treinando ou a empresa, além de perda de produtividade na empresa, distraindo os demais funcionários, bem como os próprios treinandos não focarem no treinamento. Essa última observação é um ponto positivo que se aplica a todo treinamento realizado fora da empresa, porém tende a custar mais.


Estudo dirigido: É o acompanhamento por um grupo da apresentação de um tema para estudo, normalmente de forma oral, podendo ser através da leitura ou apresentação visual. O instrutor fornece as informações sobre o assunto a ser estudado em cada etapa pelos alunos. O professor então acompanha as entregas a cada etapa dos treinandos.


Brainstorm: Muito conhecido para produção de ideias e solução de problemas, mas também pode ser utilizada para treinamentos. Possibilita a troca de experiência e a construção de novos conhecimentos.


Estudo de caso: O uso de estudos de caso está em crescimento atualmente, não apenas nas instituições de ensino, mas nas empresas também. O caso é levado a reuniões e debates, a fim de que as opiniões e informações sejam compartilhadas e possibilitem melhor entendimento sobre um determinado assunto ou problema de maneira exemplificada.


DICAS PARA TREINAR SUA EQUIPE


Separamos mais algumas dicas para treinar sua equipe e ajudá-lo a alcançar o sucesso:


Considere diferentes dinâmicas de aprendizagem dentro de sua equipe. Todos têm diferentes estilos de aprendizagem, por isso é importante pensar em como membros específicos da equipe podem responder a iniciativas de treinamento. Por exemplo, alguns podem aprender melhor com atividades, enquanto outros ouvindo apresentações.


Use diferente formatos de conteúdo para melhorar a compreensão. Há uma variedade de vídeos, artigos, programas interativos e outros formatos que você pode usar em sessões de treinamento para ajudar a entender e promover o engajamento dos participantes.


Priorize a formação da equipe através de atividades de inclusão. Se suas atividades de treinamento se concentram em equipes, é importante que você tenha tempo para os funcionários se envolverem e se conectarem entre si durante as sessões de treinamento. Isso pode ser feito através de atividades e jogos em grupo.


Oferecer incentivos para treinar os participantes. Oferecer incentivos é uma ótima maneira de tornar o treinamento divertido e atraente para os participantes. Isso pode incluir café ou almoço grátis, brindes, viagens e certificação após a conclusão do programa.


Ofereça oportunidades adicionais de treinamento ou workshops sobre o tema. Mesmo após o término do treinamento, você pode encorajar sua equipe a continuar aprendendo sobre o tema, fomentando ou entregando programas adicionais de treinamento, como workshops ou certificações que eles podem realizar.



bottom of page