• Reaction Consultoria

Eficiência x Eficácia (De uma vez por todas)


Questão recorrente em concursos públicos que envolvam gestão e administração mas e em relação a sua empresa? Qual o impacto na prática?

Essas duas palavras normalmente, aparecem juntas, e acabam erroneamente dando um tom de exacerbação de um resultado positivo.

Eficiência é atingir o resultado com um mínimo de perda de recursos, isto é, fazer o melhor uso possível dos meios, que podem ser dinheiro, tempo, materiais e pessoas.

Eficácia é alcançar os resultados planejados, os objetivos, ou as metas.

Apesar do dicionário considerar como sinônimos, no mundo corporativo é um pouco diferente, acaba sendo considerado que a eficácia é atingir o resultado, e a eficiência, somente o bom uso dos meios disponíveis.

Nessa linha de raciocínio, sua empresa, bem como você, sempre deverá perseguir as duas coisas, em último caso, pelo menos uma, já que não utilizar os meios da melhor forma e não entregar resultados é a fórmula para o fracasso. Por isso, as palavras acabam sempre vindo juntas, como informado no segundo parágrafo.

Agora vamos ao que importa, e na prática? Qual a relevância?

Existem duas empresas concorrentes, ambas produzem roupa, e vendem 10mil peças/mês pelo mesmo preço, 5 reais. Porém a empresa A tem um custo de 2 reais por roupa e a B de 1 real. Ou seja, ambas são igualmente eficazes, porém a empresa B é mais eficiente, pois a partir do uso adequado dos meios consegue ter um custo menor, e logicamente um lucro maior por peça.

Podemos ver nesse caso, que a ineficiência trouxe uma perda de 10000 no lucro entre as empresas.

Depois de um projeto, a empresa A conseguiu se tornar mais eficiente, agora seu custo é de somente 50 centavos por roupa. Porém, houve um problema e as vendas reduziram para apenas 5000 mil peças.

Logo, apesar de ter ser tornado mais eficiente, a empresa também se tornou menos eficaz em termos de vendas.

E sua empresa, tem sido mais eficiente ou eficaz? Não sabe? Fale conosco que te ajudaremos a responder.

Peça já o seu diagnóstico gratuito: www.reactionconsultoria.com.br

(Imagem: Alexandre Araujo)

#eficiência #eficácia #eficiente #eficaz #concursopúblico #prática #resultados

66 visualizações

© Reaction Consultoria