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Um pouco sobre Análise de Mercado


O que é?

É o processo de obtenção de informações relacionadas ao mercado de atuação de uma empresa, e que podem impactar este empreendimento.

Sendo peça fundamental para toda e qualquer empresa, podendo ser cíclica ou por demanda, mas terá de ser feita em algum momento, caso queira ter sucesso no seu negócio pois é também componente básico dos famosos planos de negócio e de marketing.

Saber fazer uma boa análise de mercado é inclusive importante para os interessados em investimentos, seja ele CDB, Debênture, FII e principalmente, Ações. O entendimento do mercado em que essas empresas atuam é um diferencial para entender as oscilações nos balanços das mesmas. Por exemplo: Embraer, mercado bem particular, com vendas em lotes com grandes lucros em determinados períodos e nada em outros. Como dizem "avião não é biscoito".

Como fazer?

Conceitualmente uma ótima análise de mercado deverá abranger todo o Macroambiente (subtópicos: político, tecnológico, econômico, etc.) e Microambiente (subtópicos: cliente, concorrente, fornecedores, etc.).

Para cada um dos subtópicos existem diversas outras possibilidades, por exemplo, no quesito cliente:

  • Consumo;

  • Ticket médio;

  • Persona e Comportamento;

  • Jornada;

  • Região e Sexo;

  • etc.

E cada uma dessas possibilidades poderão ser averiguadas também por infinitas maneiras, como pesquisa de mercado, coleta em fonte secundária (como o IBOPE), simulação, entrevistas, observação, banco de dados,etc. Existe um mundo de informações a serem obtidas e utilizadas para análise.

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Como decidir quais tópicos serão avaliados?

As empresas, principalmente as pequenas, possuem recursos limitados, logo ter foco é um diferencial nas decisões, mesmo que leve a decisão: "Queremos uma Análise de Mercado Abrangente", nesse caso, bastante comum inclusive, será realizada a coleta e análise de dados em um nível mais alto, com o objetivo de entender o todo.

Em termos teoria de análise de mercado , quanto mais informações dos ambientes, melhor será a visão de mercado obtida. Mas, por escassez de investimento, pode ser decidido realizar o estudo somente em algumas áreas, como Clientes e Fornecedores.

Em resumo a abrangência, detalhamento e forma de pesquisa irão depender do quanto de recurso (tempo e dinheiro) está sendo disponibilizado.

Quais os passos?

  1. Definir objetivos da pesquisa;

  2. Determinar as fontes de dados;

  3. Planejar a coleta de dados;

  4. Coletar dados;

  5. Analisar dados;

  6. Elaborar relatório e resultados.

Esse é um tema bastante rico, em um próximo post iremos entrar em outros detalhes como tipos de pesquisa, fontes de dados, confiabilidade na análise, os passos detalhados e macro/microambientes. Aguarde!

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