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Fontes de Dados na Análise de Mercado. Por que saber isso?


Como prometido em post anterior sobre Análise de Mercado, vamos detalhar aos poucos suas etapas e composições, e uma etapa bem relevante é a definição das fontes de dados.

Mas o que são?

Dados em teoria, são a menor forma de conhecimento, que isoladamente não possui muito valor, se fôssemos colocá-los em escala, a informação seria um conjunto de dados, e o conhecimento um conjunto de informações.

Dados < Informação < Conhecimento

Quando tratamos de análise de mercado, que é um processo de obtenção de conhecimento sobre o mercado em que sua empresa atua, você certamente irá esbarrar nesse assunto e fará os seguintes questionamentos: "Como e quais são os dados que preciso?"

Post em destaque: Como fazer um Planejamento Estratégico.

Tipos de dados


Os dados se dividem em dois grupos: Primários e Secundários.

Os dados primários ainda não foram coletados, serão pesquisados por você ou por uma consultoria, para atender o seu objetivo declarado no início do projeto de análise de mercado. Exemplo: Entender o comportamento de compra de um determinado produto, entender a motivação de compra, conhecer operação da concorrência.

Os dados secundários, estão disponíveis e já foram coletados em algum momento pela própria empresa ou algum terceiro, que pode ser o governo, uma ONG, consultoria especializada, pesquisadores, universidades, etc.

E é agora que a dúvida surge:

Se existem as fontes secundárias qual a necessidade das fontes primárias?

Ambas possuem pontos fortes e fracos que devem ser ponderados. As fontes secundárias normalmente são genéricas ao tema, por outro lado as fontes primárias surgirão de pesquisas mais focadas no assunto, sendo necessário investimento de esforço, tempo e dinheiro.

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Qual devo utilizar então?

É possível, e recomendado, o uso das duas, o que se vê no mercado, é o uso do entendimento geral a partir de fontes secundárias, por exemplo, entender a estratificação social de uma região a partir de informações do IBGE, para em seguida aplicar uma pesquisa de mercado no estrato social levantado nessa região para entender o consumo de um determinado produto, obtendo assim de fontes primárias. Ou seja, uma complementa a outra.

E qual a relação das Fontes de Dados com a Análise de Mercado?

Seguindo uma lógica sequencial, definido o objetivo (foco) da análise de mercado, o primeiro passo a ser feito é: Definir quais fontes de dados serão utilizadas.

E você vai iniciar ou já iniciou uma análise? Quais fontes utilizou? Com dificuldade na definição?

Entre em contato conosco.

Em próximos posts falaremos sobre confiabilidade, e os demais passos de uma análise de mercado. Aguarde!

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