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Reaction Consultoria

Como fazer um Planejamento Estratégico. Parte II. Visão e Objetivos.

Atualizado: 12 de jul. de 2021


DEFINIÇÃO

Estamos no meio da copa do mundo, mas o trabalho não pode parar, então vamos a segunda parte do post "Como Fazer um Planejamento Estratégico", se você perdeu a primeira, dê uma olhadinha aqui.

Apenas relembrando o Planejamento Estratégico por definição é uma atividade de gerenciamento organizacional usada para definir prioridades, concentrar esforços e recursos, garantir que os funcionários e outras partes interessadas estejam trabalhando em prol de objetivos comuns, estabelecer resultados pretendidos, avaliar e ajustar a direção da organização.

O planejamento é normalmente realizado pelas empresas todo os anos, no início ou no fim do ano anterior, mas não se restringe só a elas, você pode, e deve, aplicá-los também nos seguintes casos:

O resultado do planejamento estratégico é o Plano Estratégico, e existem diversas formas e modelos para elaboração desse plano, nesse post faremos uma divisão em três partes, a saber:

  1. Onde estamos;

  2. Missão

  3. Valores e Princípios

  4. SWOT

  5. Para onde vamos;

  6. Visão

  7. Objetivos Estratégicos

  8. O que faremos para chegar lá.

Hoje iremos falar sobre a segunda parte: PARA ONDE VAMOS.

1 - VISÃO

Quando dizemos para onde vamos, é como uma definição de norte, é o lugar que você quer chegar. Imagine você em uma trilha, no início dela, quando você aponta para um determinado lugar, uma montanha, um ponto turístico qualquer e diz vamos andando até chegar lá.

É o mesmo com as empresas, elas precisam ter um objetivo, esse objetivo geral é chamado Visão. A partir dela todas as estratégias e ações serão definidas.

Vamos dar uma olhada nas visões de algumas das principais empresas da atualidade:

Vale

"Ser a empresa de recursos naturais global número um em criação de valor de longo prazo, com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta"

Unilever

"Aumentar nossos negócios, enquanto desassociamos o crescimento da pegada ambiental e aumentamos o impacto social positivo."

Samsung

“Inspirar o mundo, criar o futuro.”

A Visão é muitas vezes confundida com o conceito de Missão, explicado no post anterior. É questão recorrente em concursos públicos da área. Muitas empresas, inclusive, descrevem nitidamente uma missão como visão e vice-versa, ou misturam as duas ideias em uma única.

A Missão, a Visão e os Valores, também descritos no outro post, são considerados a Identidade Organizacional da Empresa. E acabam sendo elaborados em um mesmo momento.

2 - Objetivos Estratégicos

Essa etapa é o início da tangibilização do Planejamento Estratégico, você deverá listar uma série de objetivos que irão te guiar para atingir a Visão que determinou.

Esses objetivos são de longo prazo, são macros, irão conectar sua missão a sua visão. Para facilitar a definição e criação da lista, é bastante comum utilizarmos as 4 dimensões citadas no BSC, que são: Pessoas, Financeiro, Clientes e Operações.

Dimensões do BSC

Exemplificando:

Digamos que você tenha uma sorveteria e sua visão seja ser referência em sorvetes em sua região até 2020. Quais seriam os seus objetivos estratégicos?

Cliente - Aumentar a fidelização de clientes

Aprendizado e Crescimento - Aumentar a capacitação dos funcionários

Processos Internos - Desenvolver novos sabores

Financeiro - Aumentar a receita

Pode ser encontrada dificuldade em definir os objetivos macro, mas não se preocupe, avançando o trabalho, ajustes podem ser realizados, o que importa nesse momento é escrever o máximo que conseguir.

Conceitualmente não há limites para a quantidade de objetivos estratégicos, nem de mínimo, nem de máximo, mas é interessante que tenha pelo menos três a cinco para cada uma das dimensões.

E com os objetivos construídos seguiremos para a próxima, e última etapa: "O que faremos para chegar lá." Ela é a consolidação e fragmentação em nível operacional do seu planejamento estratégico. Não perca!

Deixe seu e-mail e receba nosso modelo em Excel do BSC para preenchimento dos objetivos.

3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS

Atuando há mais de 10 anos em consultoria empresarial vimos diversas empresas falhando no planejamento estratégico, o primeiro erro cometido, e mais comum, é a não realização do plano, gerando o que chamamos de empresa à deriva. A sensação que essas empresas passam é que não tem objetivos definidos, nem ações direcionadas, a empresa existe mas sem um rumo.

O segundo, menos grave, é a falta de relacionamento entre os objetivos e a visão, ou até mesmo o descasamento entre missão e visão. O impacto dessa situação é baixo, mas pode criar algumas situações como o constrangimento do não atingimento da visão, a perda de patrocínio e apoio pelos stakeholders, o conflito interno entre as prioridades, etc.

E com isso terminamos as duas primeiras partes do Planejamento Estratégico, em seguida iremos entrar na terceira e última parte: O que faremos para chegar lá.

Agora nos conte sobre você, sua empresa possui planejamento estratégico? Tem a sensação de não saber para onde está indo?

Um dos nossos principais serviços é o Planejamento Estratégico. Entre em contato que iremos te ajudar.

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