DEFINIÇÃO
Estamos no meio da copa do mundo, mas o trabalho não pode parar, então vamos a segunda parte do post "Como Fazer um Planejamento Estratégico", se você perdeu a primeira, dê uma olhadinha aqui.
Apenas relembrando o Planejamento Estratégico por definição é uma atividade de gerenciamento organizacional usada para definir prioridades, concentrar esforços e recursos, garantir que os funcionários e outras partes interessadas estejam trabalhando em prol de objetivos comuns, estabelecer resultados pretendidos, avaliar e ajustar a direção da organização.
O planejamento é normalmente realizado pelas empresas todo os anos, no início ou no fim do ano anterior, mas não se restringe só a elas, você pode, e deve, aplicá-los também nos seguintes casos:
Planejamento estratégico pessoal, para organizar sua vida, e metas pessoais. Falamos um pouco sobre isso no post: Definindo suas metas para 2018.
Na estruturação de uma ideia de negócio ou produto. (Saiba mais nesse post aqui).
O resultado do planejamento estratégico é o Plano Estratégico, e existem diversas formas e modelos para elaboração desse plano, nesse post faremos uma divisão em três partes, a saber:
Onde estamos;
Missão
Valores e Princípios
SWOT
Para onde vamos;
Visão
Objetivos Estratégicos
O que faremos para chegar lá.
Hoje iremos falar sobre a segunda parte: PARA ONDE VAMOS.
1 - VISÃO
Quando dizemos para onde vamos, é como uma definição de norte, é o lugar que você quer chegar. Imagine você em uma trilha, no início dela, quando você aponta para um determinado lugar, uma montanha, um ponto turístico qualquer e diz vamos andando até chegar lá.
É o mesmo com as empresas, elas precisam ter um objetivo, esse objetivo geral é chamado Visão. A partir dela todas as estratégias e ações serão definidas.
Vamos dar uma olhada nas visões de algumas das principais empresas da atualidade:
Vale
"Ser a empresa de recursos naturais global número um em criação de valor de longo prazo, com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta"
Unilever
"Aumentar nossos negócios, enquanto desassociamos o crescimento da pegada ambiental e aumentamos o impacto social positivo."
Samsung
“Inspirar o mundo, criar o futuro.”
A Visão é muitas vezes confundida com o conceito de Missão, explicado no post anterior. É questão recorrente em concursos públicos da área. Muitas empresas, inclusive, descrevem nitidamente uma missão como visão e vice-versa, ou misturam as duas ideias em uma única.
A Missão, a Visão e os Valores, também descritos no outro post, são considerados a Identidade Organizacional da Empresa. E acabam sendo elaborados em um mesmo momento.
2 - Objetivos Estratégicos
Essa etapa é o início da tangibilização do Planejamento Estratégico, você deverá listar uma série de objetivos que irão te guiar para atingir a Visão que determinou.
Esses objetivos são de longo prazo, são macros, irão conectar sua missão a sua visão. Para facilitar a definição e criação da lista, é bastante comum utilizarmos as 4 dimensões citadas no BSC, que são: Pessoas, Financeiro, Clientes e Operações.
Exemplificando:
Digamos que você tenha uma sorveteria e sua visão seja ser referência em sorvetes em sua região até 2020. Quais seriam os seus objetivos estratégicos?
Cliente - Aumentar a fidelização de clientes
Aprendizado e Crescimento - Aumentar a capacitação dos funcionários
Processos Internos - Desenvolver novos sabores
Financeiro - Aumentar a receita
Pode ser encontrada dificuldade em definir os objetivos macro, mas não se preocupe, avançando o trabalho, ajustes podem ser realizados, o que importa nesse momento é escrever o máximo que conseguir.
Conceitualmente não há limites para a quantidade de objetivos estratégicos, nem de mínimo, nem de máximo, mas é interessante que tenha pelo menos três a cinco para cada uma das dimensões.
E com os objetivos construídos seguiremos para a próxima, e última etapa: "O que faremos para chegar lá." Ela é a consolidação e fragmentação em nível operacional do seu planejamento estratégico. Não perca!
Deixe seu e-mail e receba nosso modelo em Excel do BSC para preenchimento dos objetivos.
3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
Atuando há mais de 10 anos em consultoria empresarial vimos diversas empresas falhando no planejamento estratégico, o primeiro erro cometido, e mais comum, é a não realização do plano, gerando o que chamamos de empresa à deriva. A sensação que essas empresas passam é que não tem objetivos definidos, nem ações direcionadas, a empresa existe mas sem um rumo.
O segundo, menos grave, é a falta de relacionamento entre os objetivos e a visão, ou até mesmo o descasamento entre missão e visão. O impacto dessa situação é baixo, mas pode criar algumas situações como o constrangimento do não atingimento da visão, a perda de patrocínio e apoio pelos stakeholders, o conflito interno entre as prioridades, etc.
E com isso terminamos as duas primeiras partes do Planejamento Estratégico, em seguida iremos entrar na terceira e última parte: O que faremos para chegar lá.
Agora nos conte sobre você, sua empresa possui planejamento estratégico? Tem a sensação de não saber para onde está indo?
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