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MICROAMBIENTE e como ele impacta a sua empresa/negócio


Não, o microambiente não é um ambiente de coisas pequenas! Mas antes de se falar nele, é necessário contextualizar um pouco sobre Análise de Mercado, ela é o processo de obtenção de informações relacionadas ao mercado de atuação de uma empresa, e que podem impactar este empreendimento. Este se divide em três dimensões de análise: o macroambiente, o microambiente, e o ambiente interno, que é a própria empresa.


Já temos um post sobre análise de mercado e sobre macroeconomia que podem ser acessados pelos links no texto. Confere lá!

O microambiente consiste no ambiente mais próximo e de impacto direto na empresa, é composto por 5 componentes principais: Clientes, Fornecedores, Intermediários, Concorrentes e Públicos. Cada um desses componentes precisa ser minimamente estudado antes da abertura de uma empresa e durante a vida dela também.




CLIENTES


São a peça chave para todo e qualquer negócio, a razão de qualquer empresa existir, e nada mais importante que entendê-los. Desse modo, sem hesitar, pode-se afirmar que é o principal componente, não só da análise do microambiente, mas de toda a análise de mercado. E caso sua empresa não possua recursos suficientes para fazer uma análise completa, que seja feita ao menos a análise dos clientes.


Quanto a isso, existem diversas formas e métodos qualitativos e quantitativos para analisar e entender os clientes. Caso a sua empresa já exista, se faz uma análise da sua base de clientes, levantando informações sócio-demográficas, ticket médio, produtos adquiridos, frequência de compra, dinâmicas de compra, etc. Além disso, faz-se também uma análise de clientes potenciais, que é entender as pessoas que se encaixam no perfil de clientes esperados para sua empresa. Para esses é interessante descobrir informações tais quais como para os clientes da base, porém como eles não existem de fato, você naturalmente terá menos informações, havendo um pouco mais de inferências. Uma boa pesquisa de mercado pode ajudar muito nesse momento.


INTERMEDIÁRIOS


Os intermediários do marketing ajudam a empresa a promover, vender e distribuir seus produtos aos compradores finais. São a ponte entre a empresa e o cliente, para alguns tipos de empresas podem nem existir, mas para outras, podem assumir um papel vital, como os produtos vendidos no mercado ou em postos de gasolina, dificilmente você comprará arroz ou óleo lubrificante diretamente do produtor, para esses o intermediário tem tamanha relevância que inclusive, possuem um alto poder de barganha na negociação de preços e prazos. Entendê-los se torna crítico dependendo do produto/serviço que esteja oferecendo. Informações relevantes a serem obtidas são custo de divulgação, repasse de vendas, posicionamento de produtos, relevância dos produtos frente aos demais vendidos, etc.


FORNECEDORES


São o início de toda produção, os responsáveis pelas entregas e entradas das matérias primas, insumos, ou até mesmo dos produtos acabados. Em alguns mercados, esse componente tem importância tão grande que pode inclusive definir toda a cadeia produtiva, como por exemplo na relação entre a gasolina e os postos. Mas não ache que só possuem influência em grandes mercados, pequenas e microempresas também possuem fornecedores que podem impactar consideravelmente os negócios, por exemplo, uma pizzaria, doceria, ou qualquer coisa ligada a alimentos, terão fornecedores, como da massa, farinha, queijo, etc. Desse modo, é importante saber entender seus fornecedores também, como: qual a forma de relacionamento com eles, o tamanho do lote mínimo para a compra, os prazos de entrega, as formas de pagamento. E se há possibilidade de substituição, para os casos, bem comuns por sinal, de aumento abusivo de preço ou atraso na entrega.


PÚBLICOS


Não confundir com público-alvo. Públicos são quaisquer grupos que tenham interesse, causem impacto ou sejam impactados com as decisões e objetivos de seu negócio, como por exemplo a mídia, o governo, a comunidade próxima ao seu negócio, investidores, etc. Quanto maior a empresa, maior será a quantidade de públicos e os possíveis impactos. Por exemplo, uma empresa como a Vale, de capital aberto, e espalhada em todo o mundo, precisa conhecer e saber gerir muito bem todos os seus públicos, um notório, são os milhares de investidores, para isso possuem até um canal próprio de relacionamento com eles; outro são os governos, estaduais, municipais, e até de outros países em que se encontram, cada governo possui suas próprias regras, leis e impostos; outro são as comunidades locais, pois a atividade de mineração traz grandes impactos, algumas pequenas cidades sobrevivem basicamente do trabalho da mineração na região. Desse modo, fazer a gestão sobre esses públicos, para algumas empresas, é quase tão importante quanto dos próprios clientes.


CONCORRENTES


E por último, e muito importante, são os concorrentes, pois satisfazer as necessidades dos consumidores não é tudo, é necessário também ter diferenciais e vantagens estratégicas para se posicionar a frente de seus concorrentes. E para isso, é preciso estudá-los, e esse é um dever que serve para todas as empresas, incluindo as micro e pequenas. Oferecer um ótimo produto porém caro, e o concorrente ao lado, devido a eficiência operacional, oferecer um produto igual e mais barato pode ser a ruína do seu negócio. Por isso é necessário entender suas ações de marketing, seus objetivos e estratégias, suas forças e fraquezas, preços praticados, qualidade de atendimento, perfil de clientes, etc.


CONCLUSÃO

O conhecimento do microambiente de marketing é fundamental para toda e qualquer empresa, independente do seu porte.

Esta precisa encontrar maneiras de se atualizar constantemente sobre o ambiente em que está inserida, avaliando os componentes com certa frequência, ainda mais na atual indústria 4.0, na qual, a velocidade das transformações são muito mais rápidas que antes. Como sugestão, é importante que seja feita ao menos, uma vez por ano. E caso tenha limitações de capacidade, comece pelos clientes, concorrentes, fornecedores, intermediários e públicos.


Um dos serviços que ofeceremos é a análise de mercado. E você ainda pode escolher qual dimensão e componente quer analisar. Entre em contato e saiba mais.





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Referência: Kotler, P., Kartajaya, H. & Setiawan, I. Marketing 4.0: Mudança do Tradicional para o Digital. Coimbra, Portugal: Conjuntura Actual Editora. Trad. Pedro Elói Duarte. (218 páginas), ISBN 9789896942083