• Reaction Consultoria

MICROAMBIENTE e como ele impacta a sua empresa/negócio


Não, o microambiente não é um ambiente de coisas pequenas! Mas antes de se falar nele, é necessário contextualizar um pouco sobre Análise de Mercado, ela é o processo de obtenção de informações relacionadas ao mercado de atuação de uma empresa, e que podem impactar este empreendimento. Este se divide em três dimensões de análise: o macroambiente, o microambiente, e o ambiente interno, que é a própria empresa.


Já temos um post sobre análise de mercado e sobre macroeconomia que podem ser acessados pelos links no texto. Confere lá!

O microambiente consiste no ambiente mais próximo e de impacto direto na empresa, é composto por 5 componentes principais: Clientes, Fornecedores, Intermediários, Concorrentes e Públicos. Cada um desses componentes precisa ser minimamente estudado antes da abertura de uma empresa e durante a vida dela também.




CLIENTES


São a peça chave para todo e qualquer negócio, a razão de qualquer empresa existir, e nada mais importante que entendê-los. Desse modo, sem hesitar, pode-se afirmar que é o principal componente, não só da análise do microambiente, mas de toda a análise de mercado. E caso sua empresa não possua recursos suficientes para fazer uma análise completa, que seja feita ao menos a análise dos clientes.