Imagem: www.sixsigma.com
Quem estuda para concurso público, principalmente cargos de administração, ou conhece 6 sigma, (já postado no blog), certamente já viu essa sopa de letrinhas, e quem nunca viu é bom começar a ver.
DMAIC e DMADV são métodos para melhoria de desempenho, implementações de melhorias e produtos a diferença entre eles é pequena, mas significativa.
O primeiro propõe uma estrutura básica para melhorar processos existentes e produtividade. Através dele uma empresa pode analisar as causas de problemas, testar e implementar essas mudanças, para sempre atingir o sucesso.
Já o segundo é focado no desenvolvimento de novos produtos e serviços, é ter uma imersão nas necessidades dos clientes e com isso proporcionar a criação e desenvolvimento de ideias.
DMAIC
D - Definir
M - Mensurar
A - Analisar
I - Improve (Melhorar em inglês)
C - Controlar
DMADV
D - Definir
M - Mensurar
A - Analisar
D - Desenhar
V - Verificar
Seguindo a metodologia DMAIC na prática:
Caso: Uma determinada empresa está com problemas na compra, erros nos pedidos, produto errado, atraso, etc.
1) Iremos Definir o escopo, o objetivo a ser alcançado, essa etapa é como um planejamento e entendimento.
Resolução: Foco em Compras.
2) Definida a área de atuação a intenção é coletar, mensurar, medir dados que possam levar ao entendimento amplo e detalhado da situação, como resultados do processo atual, dados históricos, bancos de dados, variações, etc.
Resolução: Coletar histórico das ordens de pedido.
3) Em posse dos dados a análise é iniciada, tentando encontrar a causa raiz do problema, avaliando a relação entre os dados coletados.
Resolução: Descoberto no levantamento estatístico que 1 a cada 100 ordens possuem erros, e que o erro é humano, de escrita de valores e números, confusão entre 4 e 9, 7 e 1, etc.
4) Ao final da análise uma lista de melhorias, ou até mesmo uma melhoria apenas, será definida para ser implementada. A partir das projeções e ideias que irão otimizar o processo. Resolução: Para o curto prazo, dupla verificação na emissão e recebimento da ordem. Para o longo prazo, implementação de sistema ERP para controle e emissão de ordens.
5) E por último ocorre a implementação dessas melhorias e mudanças, mas não menos importante que a implementação é o próprio controle em si, para averiguar se não houve impactos negativos (pode acontecer), e se os resultados esperados estão sendo alcançados.
Resolução: Medição dos erros em ordens para averiguar se houve diminuição e qual a taxa de melhora a partir da implementação.
Lembra bastante o PDCA não?
PDCA é figura carimbada nas empresas e nos concursos públicos. E Sim! O DMAIC lembra bastante o PDCA, este é, e sempre será o pai da melhoria continua, a base para as iniciativas, assim como os 4PS para os seis, sete, oito e até nove Ps que hoje tem no Marketing.
Para quem não lembra:
PDCA
P - Planejar
D - Do (Fazer em inglês)
C - Checar
A - Agir
Dizem que o DMAIC é uma evolução pois tem uma carga analítica e estatística mais forte, outros, que são complementares.
O que importa nessa discussão toda, é que o conceito delas seja aplicado, pois ambas almejam a melhoria continua, e sem isso as as empresas não resolvem seus problemas, ficam estagnadas e morrem.
Ou seja, utilizando o DMAIC, o PDCA, ou qualquer outra metodologia, ou até mesmo nenhuma, o que importa mesmo é a preocupação, e logicamente, a iniciativa das empresas evoluírem, melhorando sua operação, seus processos e seus produtos.
Em se tratando de produtos, é ai que entra o DMADV, mas esse será assunto para um próximo post.
E você estagnado em algum processo? Precisando melhorar algo em sua operação? Precisando de alguma ajuda, entre em contato pelo site.
Está cheio de problemas no seu negócio, ou quer abrir um, entre em contato e vamos conversar sobre isso.