• Reaction Consultoria

PDCA, DMAIC e DMADV. O que são e qual a diferença entre eles?


Imagem: www.sixsigma.com

Quem estuda para concurso público, principalmente cargos de administração, ou conhece 6 sigma, (já postado no blog), certamente já viu essa sopa de letrinhas, e quem nunca viu é bom começar a ver.

DMAIC e DMADV são métodos para melhoria de desempenho, implementações de melhorias e produtos a diferença entre eles é pequena, mas significativa.

O primeiro propõe uma estrutura básica para melhorar processos existentes e produtividade. Através dele uma empresa pode analisar as causas de problemas, testar e implementar essas mudanças, para sempre atingir o sucesso.

Já o segundo é focado no desenvolvimento de novos produtos e serviços, é ter uma imersão nas necessidades dos clientes e com isso proporcionar a criação e desenvolvimento de ideias.

DMAIC

D - Definir

M - Mensurar

A - Analisar

I - Improve (Melhorar em inglês)

C - Controlar

DMADV

D - Definir

M - Mensurar

A - Analisar

D - Desenhar

V - Verificar

Seguindo a metodologia DMAIC na prática:

Caso: Uma determinada empresa está com problemas na compra, erros nos pedidos, produto errado, atraso, etc.

1) Iremos Definir o escopo, o objetivo a ser alcançado, essa etapa é como um planejamento e entendimento.

Resolução: Foco em Compras.

2) Definida a área de atuação a intenção é coletar, mensurar, medir dados que possam levar ao entendimento amplo e detalhado da situação, como resultados do processo atual, dados históricos, bancos de dados, variações, etc.

Resolução: Coletar histórico das ordens de pedido.

3) Em posse dos dados a análise é iniciada, tentando encontrar a causa raiz do problema, avaliando a relação entre os dados coletados.

Resolução: Descoberto no levantamento estatístico que 1 a cada 100 ordens possuem erros, e que o erro é humano, de escrita de valores e números, confusão entre 4 e 9, 7 e 1, etc.

4) Ao final da análise uma lista de melhorias, ou até mesmo uma melhoria apenas, será definida para ser implementada. A partir das projeções e ideias que irão otimizar o processo. Resolução: Para o curto prazo, dupla verificação na emissão e recebimento da ordem. Para o longo prazo, implementação de sistema ERP para controle e emissão de ordens.

5) E por último ocorre a implementação dessas melhorias e mudanças, mas não menos importante que a implementação é o próprio controle em si, para averiguar se não houve impactos negativos (pode acontecer), e se os resultados esperados estão sendo alcançados.

Resolução: Medição dos erros em ordens para averiguar se houve diminuição e qual a taxa de melhora a partir da implementação.

Lembra bastante o PDCA não?

PDCA é figura carimbada nas empresas e nos concursos públicos. E Sim! O DMAIC lembra bastante o PDCA, este é, e sempre será o pai da melhoria continua, a base para as iniciativas, assim como os 4PS para os seis, sete, oito e até nove Ps que hoje tem no Marketing.

Para quem não lembra:

PDCA

P - Planejar

D - Do (Fazer em inglês)

C - Checar

A - Agir

Dizem que o DMAIC é uma evolução pois tem uma carga analítica e estatística mais forte, outros, que são complementares.

O que importa nessa discussão toda, é que o conceito delas seja aplicado, pois ambas almejam a melhoria continua, e sem isso as as empresas não resolvem seus problemas, ficam estagnadas e morrem.

Ou seja, utilizando o DMAIC, o PDCA, ou qualquer outra metodologia, ou até mesmo nenhuma, o que importa mesmo é a preocupação, e logicamente, a iniciativa das empresas evoluírem, melhorando sua operação, seus processos e seus produtos.

Em se tratando de produtos, é ai que entra o DMADV, mas esse será assunto para um próximo post.

E você estagnado em algum processo? Precisando melhorar algo em sua operação? Precisando de alguma ajuda, entre em contato pelo site.

www.reactionconsultoria.com.br

#OtimizaçãodoTempo #Rotinas #Projetos #6sigma #PDCA #Erros #6σ #MapeamentodeProcessos #Seissigma #DMAIC #DMADV #Compras

280 visualizações

© Reaction Consultoria