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DMADV o que é e como isso te ajudará a fazer algo novo na sua empresa?


No post anterior falamos sobre o PDCA, DMAIC e o DMADV, hoje falaremos um pouco mais sobre o último.

Apenas relembrando para os que chegaram aqui agora:

PDCA é o pilar da melhoria continua, e consiste em 4 atividades principais para iniciativas de otimização e eliminação de erros nas empresas.

PDCA

P - Planejar

D - Do (Fazer em inglês)

C - Checar

A - Agir

Já o DMAIC e DMADV são métodos para melhoria de desempenho, implementações de melhorias e produtos a diferença entre eles é pequena, mas significativa.

O primeiro propõe uma estrutura básica para melhorar processos existentes e produtividade. Através dele uma empresa pode analisar as causas dos problemas, testar e implementar as mudanças que podem mitigar esses problemas, e com isso atingir o sucesso/objetivo esperado.

DMAIC

D - Definir

M - Mensurar

A - Analisar

I - Improve (Melhorar em inglês)

C - Controlar

O segundo é focado no desenvolvimento de novos produtos e serviços, é ter uma imersão nas necessidades dos clientes e com isso proporcionar a criação e desenvolvimento de ideias.

DMADV

D - Definir

M - Mensurar

A - Analisar

D - Desenhar

V - Verificar

Perceberam? A grande diferença entre os dois ocorre nas fases finais, em que ao invés de melhorar, temos a fase de Desenho, pois se trata de um novo conceito, processo ou produto. E ao invés de controlar, que pressupõe algo que teve um histórico e agora será controlado o que ocorreu antes da mudança com o depois, entra a Verificação, pois não há dados anteriores para comparação.

DMAIC vs DMADV

Seguindo a metodologia DMADV na prática:

Caso: Uma determinada pizzaria necessita reinventar seu portfólio de produtos por acreditar que está perdendo público, a concorrência aumentou com os aplicativos como o Ifood e oferecer o mesmo de sempre não tem dado certo.

1) Iremos Definir o escopo, o objetivo a ser alcançado, essa etapa é como um planejamento e entendimento.

Resolução: Inventar um novo sabor(es)

2) Na Mensuração, lembrando, por ser algo novo, não temos histórico, então é normal que seja feita uma pesquisa em algum nível para obtenção dos dados necessários. Nesse caso, demos sorte, poucos meses atrás havia sido realizada uma pesquisa junto aos clientes sobre desejos de sabores.

Vamos chamar isso de VOC (voz do consumidor), o VOC consiste justamente nas indagações e desejos que os consumidores possuem sobre o seu empreendimento, serviço, ou até mesmo sobre o mercado de maneira geral.

Resolução: Coletar VOCs.

3) Em posse dos dados das VOCs a análise é iniciada, sendo feito um levantamento dos desejos mais recorrentes, para isso utilizamos a técnica Pareto (detalhamento em um próximo post).

Resolução: Foi descoberto que muitos clientes da casa sugeriram uma mistura de sabor Avelã com Chocolate.

4) Tendo o sabor Avelã com Chocolate em mente, inicia a fase de Desenho, nessa fase o administrador irá passar o resultado para o pizzaiolo que iniciara as tentativas de criação desse novo sabor, elaborando as amostras, fazendo os testes internos de provação, etc.

Resolução: Criar pizza Avelã com Chocolate

DMAIDV e Seis Sigma

5) E por último ocorre a Verificação, aqui será o teste final, ou seja o novo sabor denominado Ferrero Rocher será implementado na pizzaria, uma promoção impulsionada pelos garçons e no aplicativo informando esse novo sabor, irá influenciar o consumidor a testá-lo. Ao final de um ciclo definido, por exemplo 3 meses, o administrador da pizzaria irá avaliar os resultados de venda da nova pizza e se esta alavancou as vendas e o marketing da pizzaria como um todo.

Resolução: Acompanhar vendas e aumento de clientes.

E você preparado para criar um novo produto? Precisando de ajuda? Entre em contato.

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