• Reaction Consultoria

Os 5 sentidos e sua empresa! Marketing Sensorial. Parte I


INTRODUÇÃO

Muitos anos atrás, quando comecei a enveredar pela consultoria de pequenas empresas ligadas a serviços, esse assunto surgiu, confesso que inicialmente achei meio esotérico, mas conforme os anos passaram vi que fazia sentido, apenas o nome era esquisito.

Esses 5 sentidos, são os mesmos que já conhece:

- Visão

- Audição

- Paladar

- Tato

- Olfato

E o que isso tem a ver com empresas?

Quanto mais sentidos atingidos, de modo positivo, não só pela publicidade, mas no próprio oferecimento e consumo de seus produtos/serviços, fornecendo uma experiência multissensorial, maior a chance de retorno do cliente e de divulgação da empresa.

Mas como isso funciona?

VISÃO

É o sentido dominante percebe as cores, design, luzes, etc. E por isso os empresários de maneira geral ainda ignoram os demais sentidos, focando somente neste, as vezes até exageradamente, produzindo o que chamamos de poluição visual com a quantidade de avisos, propagandas, e mal uso de cores e design.

Há outro aspecto bem crítico quanto a visão, a má distribuição de objetos/desorganização, esse além de ser uma experiência visual negativa, tem o agravante de normalmente ser resultado de uma má gestão, que impacta diretamente nos processos, produção e vendas.

Recentemente estive em uma loja famosa e tinha gostado de um sapato que estava na vitrine, quando entrei para solicitar o meu tamanho, notei que havia uma grande quantidade de caixas espalhadas pelos corredores. O vendedor saiu para procurar no estoque e sumiu, demorou tanto que para passar o tempo, comecei a abrir as caixas que estavam ao meu lado e por um acaso achei o sapato no meu tamanho, aproveitei e testei.

Logo depois, o vendedor retorna dizendo que não havia o sapato no meu tamanho, enquanto eu já estava no caixa pagando pelo sapato.

Quantas vendas aquela loja não deve ter perdido por conta disso, quantos clientes não desistiram por conta da demora, e quantos se quer entraram quando viram a bagunça?

Confira nosso post sobre como fazer um Planejamento Estratégico (Em 3 partes!!!)

OLFATO

A percepção de aromas e odores afeta o humor das pessoas de maneira positiva ou negativa, sendo bastante comum e utilizado nas empresas relacionadas a alimentação.

Quantas vezes acabou comendo em um restaurante só por ao passar na porta e sentir o cheiro da comida vindo dele, como um churrasco, ou uma cafeteria. Empresas relacionadas a cosméticos também já utilizam esse artifício faz tempo.

Algumas outras lojas fora desses ramos, acabaram reconhecendo a importância do uso de aromas, grandes redes varejistas vem tentado padronizar o cheiro de todas as suas lojas, de modo que a experiência seja além de agradável olfativamente, mas única, seja em qual loja estiver.

Infelizmente, alguns negócios não somente negligenciam como também provocam ou não resolvem experiências olfativas negativas, e pior não conseguem reconhecer o impacto disso, posso citar 3 exemplos em diferentes tipos de empresa ocorridos recentemente.

1) Fui experimentar um consultório novo para tratamento dental, e ao abrir a porta veio um forte cheiro de esgoto, estamos falando de um local que exige assepsia, por conta de cirurgias, bactérias, etc, logo fiquei receoso quanto a higiene do local.

Resultado: Fui atendido mas voltei a procurar por um novo dentista;

2) Estávamos em grupo em um restaurante bonito e organizado mas quando o garçom foi limpar a mesa, usou um pano sujo deixando a mesa com cheiro de mofo, o lugar estava cheio, e estávamos com fome, e por isso, apesar de termos reclamado do cheiro, acabamos ficando por lá mesmo, tendo que almoçar com aquele aroma desagradável.

Resultado: Colocamos o restaurante na blacklist e apesar de passarmos em frente todos os dias, nunca mais retornamos já que ao lado existem dezenas de outros restaurantes.

3) Estava no meio de um processo de troca de banco, já tinha listado alguns bancos potenciais para migrar a conta, coincidentemente fui obrigado a resolver um problema de conta em um dos bancos da lista, chegando na agência, se não bastasse o local lotado, havia um cheiro de fossa pairando no ar, não aguentei ficar por muito tempo e fui embora.

Resultado: Cortei o banco da lista e migrei para outro banco.

A continuação virá no próximo post, Aguarde!

O que está esperando? Contrate uma consultoria e veja os benefícios você mesmo.

Reaction Recomenda:

Confira mais recomendações para você e seu negócio em nossa área de conhecimento.

#Organização #EmpresadeConsultoriaEmpresarial #ConsultoriaEmpresarial #PlanejamentoEstratégico #ObjetivosEstratégicos #Estratégia

© Reaction Consultoria