INTRODUÇÃO
Passadas as tragédias que infelizmente assolaram o Rio de Janeiro, voltemos a continuidade do post sobre Marketing Sensorial. Caso tenha perdido a primeira parte confira aqui.
Comentamos sobre a Visão e o Olfato, e hoje falaremos sobre o Paladar e o Tato:
- Visão
- Olfato
- Paladar
- Tato
- Audição
PALADAR
Obviamente, é um sentido que tem maior impacto nas empresas ligadas a gastronomia, como restaurantes, bares, confeitarias, produtos alimentícios, etc. Para esses casos não há muito o que se falar, esse é o core business deles, e se esse sentido não for agradado, acabou. Simples assim.
Para estes, só lembrar que não há um paladar universal, isso varia com a região, a cultura e valores. O Starbucks por exemplo antes de entrar em um país faz uma pesquisa completa dos costumes locais para adaptar seus produtos ao público, ou pelo menos parte deles, sem comprometer a marca.
Mas então o Paladar é restrito somente as empresas que trabalham com isso? Certamente, a importância para elas é muito maior, mas isso não impede que os demais tipos de negócios possam se aproveitar desse sentido.
E se aproveitam! A Ri Happy anexa um pirulito nas embalagens para presente dos brinquedos. Vários consultórios médicos e empresas de advocacia oferecem café Nespresso enquanto aguardamos o atendimento. Lojas de marcas femininas de maior valor até champanhe oferecem para os clientes. Lojas de móveis planejados que oferecem café da manhã no fechamento de projetos. E os mais diversos negócios que oferecem doces, bombons, e balas sem nem mesmo precisar consumir, só por estar no ambiente.
E qual o objetivo disso tudo? Fazer a experiência mais prazerosa! E tem prazer maior do que comer?!
Lembrando novamente, que quanto mais sentidos impactarmos positivamente, melhor a experiência geral do cliente com seu produto/serviço, e uma boa experiência, leva a uma maior chance de retorno, fidelização e compartilhamento.
E o que falamos sobre olfato também se aplica, não adianta oferecer algo para degustar, e o produto da degustação estiver vencido, com gosto ruim, ou não agradável. Entre gerar uma experiência negativa em um sentido que não é o principal para sua empresa e ignorar esse sentido, prefira ignorar.
TATO
O Tato envolve a percepção de formas, materiais, texturas, peso, interações palpáveis e consequentemente é um sentido importantíssimo para empresas que vendem produtos físicos, principalmente vestuário, que além de tocar, precisamos sentir como fica no corpo, mas como dito, todos os produtos acabam envolvendo esse sentido, um colchão, um celular, um brinquedo etc.
Até mesmo um carro, note que a maioria das pessoas que compraram um carro, sentaram e seguraram o volante para "sentir" o carro, mesmo que, racionalmente, isso faça pouco sentido dentre as dezenas de itens que realmente temos que nos preocupar na aquisição de um carro.
Esses exemplos nos mostram, que esse sentido é extremamente importante, tanto ou mais, que a Visão, dependendo do produto. Isso está enraizado de maneira não racional, evoluímos desde as cavernas tocando e sentido objetos, frutas, plantas e animais como forma de entender o mundo ao nosso redor.
Um ótimo exemplo de quem utiliza esse sentido muito bem é a Apple, conseguem perceber a diferença de suas lojas para as demais que vendem produtos semelhantes? A loja e seus funcionários são "criados" para estimular uma experiência de uso, de toque. Todos os seus aparelhos ficam 100% disponibilizados em cima de mesas para que você os experimente como se fossem seus. E o próprio celular que revolucionou toda a indústria pela maneira não só amigável de funcionamento mas também pelo seu design.
E em se tratando disso, quantas vezes você ficou frustrado por terem negado a oportunidade de testar algum produto que queria, seja uma roupa, um eletrônico, ou qualquer coisa, tendo inclusive desistido da compra, procurando algum lugar em que pudesse fazê-lo.
E aguardem a última parte no próximo post.