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Aprenda a influência dos 5 sentidos para sua empresa! Marketing Sensorial. Parte III


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INTRODUÇÃO

Passadas as festividades de Carnaval, chegamos a última parte do nosso post sobre Marketing sensorial. Caso tenham perdido as outras partes confiram aqui.

Relembrando, já comentamos sobre Visão, Olfato, Tato e Paladar, restando somente a Audição e as considerações finais sobre o tema.

- Visão

- Olfato

- Paladar

- Tato

- Audição

AUDIÇÃO

É evidente que os estímulos sonoros que recebemos, seja no marketing direto, como jingles, comerciais ou nas chamadas das grandes marcas, bem como nas músicas de ambiente dentro das próprias lojas, nos trazem algumas sensações como credibilidade, felicidade, vontade ficar, e comprar, mas também podem trazer sensações opostas, como desconfiança, vontade de ir embora, e insatisfação.

Ou seja, sons evocam sentimentos que são transferidos diretamente a marca/produto/serviço, podendo ser uma ótima arma para melhoria do seu negócio, se usado corretamente.

Assim, como todos os outros sentido, se mal utilizado pode trazer a ruína, quantas vezes você foi em um restaurante, mercado, empresa ou loja cujo som ambiente, ou o próprio falatório de clientes, e funcionários era tão alto que você sentiu se mal em estar naquele ambiente, acabou indo embora rápido ou até mesmo nem entrou. Percebemos então que isso acarreta diretamente na perda de clientes e diminuição do ticket médio, pois quanto mais tempo ficarem no local, confortavelmente consumindo, maior será o consumo.

Mas e qual estilo de música ambiente colocar? Há que se entender que cada grupo, tende a ter seu gosto musical, então para essa definição, de qual estilo utilizar, tem que ser analisado qual o tipo se encaixaria melhor para o seu público alvo, não esquecendo também do seu produto. O som ambiente ideal é aquele que case o que está sendo oferecido, com o gosto do seu público alvo.

E não vamos esquecer dos ruídos, estes envolvem todos os sons diversos desde o barulho de maquinário, arrumação de estoque, a funcionários e clientes conversando, e cada empresa, tem que estabelecer seus limites aceitáveis, estes também irão variar de acordo com o público e produto. Por exemplo, se o seu bar tem a temática de futebol ou rock, não se pode exigir dos clientes uma postura muito refinada, mas ainda assim há limites a se estabelecer, mas se o seu restaurante é mais refinado e clássico vale a cobrança, seguindo nesse exemplo, em ambos os casos não faria sentido, ruídos de máquinas pesadas, mas o ruído dessas mesmas máquinas são entendíveis em uma visita a um stand de obra/construção. Por isso, cada caso deve ser analisado separadamente.

Só existe uma situação unânime, funcionários gritando/conversando alto uns com os outros, sempre é negativo. Ainda não vi onde esse tipo de ruído faz sentido e seja agradável para o cliente, e pior, isso é bem mais comum do que a gente pensa, portanto controle seus funcionários.

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CONSIDERAÇÕES FINAIS

As estratégias de Marketing Sensorial variam de acordo com a região, a cultura local, mas sobretudo seu produto e público alvo. E isso pode e deve ser considerado para todo e qualquer tipo de negócio, seja uma loja, um bar, uma empresa, ou um produto. Para alguns negócios, certos sentidos são mais impactantes que outros, mas não desmereça nenhum deles, apenas dê ênfase no que for mais relevante.

Lembrem que a melhor experiência é aquela que satisfaz o cliente multissensorialmente, no qual todos os sentidos são plenamente, ou minimamente bem atingidos. E que, entre arriscar atingir um sentido mal, e não atingir, é melhor não atingir. Utilizando como exemplo o sentido da Audição que acabamos de falar, por mais que você ame uma música, se você achar que ela possa desagradar seu público, deixe o som desligado e escute em casa.

Desse modo, dados os impactos dos sentidos no consumo e sucesso do seu empreendimento, a questão não é, se é necessário fazer essa análise de marketing sensorial, mas quando fazer. Você pode estar perdendo agora clientes por conta do atingimento negativo de um dos sentidos, e nem estar percebendo.

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