top of page
  • Reaction Consultoria

Os 8 passos para Transformar sua Empresa - Parte II


Consultoria e Transformação

NECESSIDADE E TRANSFORMAÇÃO

No post anterior falamos sobre os 4 primeiros passos para iniciar uma transformação na sua empresa, que são:

1 - ESTABELECER URGÊNCIA NA CAUSA

2 - FORMAR ALIANÇAS

3 - CRIAR UMA VISÃO

4 - COMUNICAR A VISÃO

Hoje iremos continuar com os demais 4 passos. Lembrando que a necessidade de transformação normalmente vem de uma empresa estagnada, principalmente se for no prejuízo. Sendo resolvida com grandes ações estruturantes como: o lançamento de um novo produto; uma mudança total de visão; a entrada em um novo nicho, mercado ou região, etc.

8 PASSOS

Através das experiências coletadas durante os anos de consultoria e baseado conceitualmente em estudos da Harvard listamos os 8 passos para efetuar a transformação de sua empresa.

5 - DAR PODER PARA OS FUNCIONÁRIOS

O famoso "Empowerment", funcionários precisam ter mais liberdade e poder para conseguir mudar sistemas e estruturas, obviamente estando de acordo com a visão definida.

É preciso encorajar as pessoas para que elas corram riscos, tenham ideias, executem atividades e medidas não convencionais em relação ao que sempre realizaram.

Empoderamento e Liberdade

Além do ganho real da realização de mais e novas atividades da empresa, sem tanta burocracia, isso fará com que os colaboradores se sintam parte da mudança, como agentes, passam até mesmo a defender a ideia frente as oposições.

6 - CRIAR VITÓRIAS DE CURTO PRAZO

Essas vitórias de curto prazo servem para dar visibilidade as melhorias, de que adianta realizar uma transformação que as pessoas só conseguirão perceber, ou visualizar anos depois.

Muitas empresas erram justamente aqui, essas pequenas vitórias dão o gás para motivar os colaboradores, sem elas, a mudança acaba se tornando uma espécie de "lenda", os funcionários só ouvem falar dela nos comunicados e corredores mas nunca veem nada de fato, ficando desacreditada.

7 - PRODUZIR MAIS MELHORIAS

Aproveite o momento de transformação e credibilidade alcançada para planejar e criar mais melhorias, que não se adaptam mais a nova visão (item 3), como mudança de sistemas, estruturas e políticas .

Revigore os processos com novos projetos e contrate, promova e treine os funcionários para implementar as ações.

8 - CONSOLIDAR MUDANÇAS

E por último institucionalize as novas abordagens, dado que parte das mudanças já foram implementadas, a visão já está bem divulgada, é hora de cimentar e enraizar ela na empresa.

Ou seja, fazer com que a transformação deixe de ser apenas um projeto e passe a ser um estado permanente dentro da empresa.

Gestão de Mudança e Transformação

bottom of page