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As 10 Principais Oportunidades de Negócio Para Os Próximos Anos. Parte II


Para os empresários, atuais e futuros, segue a lista de oportunidades conceituais que podem ser aproveitadas com novos produtos, serviços ou negócios. No post anterior: falamos das 5 primeiras tendências, abaixo seguem as 5 últimas. Lembrando que é uma pesquisa da Euromonitor.

Fiz uma pequena modificação do post anterior para esse, trazendo exemplos ao final de cada tópico para facilitar o entendimento.

Alegria De Se Isolar

O limite entre o trabalho e a vida pessoal é uma linha tênue assim como a que separa a esfera privada da social, com as redes sociais dando a ilusão de que todos deveriam estar fazendo algo empolgante e dizendo (ou publicando) algo para os outros validarem.

Para proteger seu bem-estar mental, os consumidores querem ser mais propositais com seu tempo, definir seus próprios limites e ser mais seletivos em suas atividades.

Para se desconectar, os consumidores estão escolhendo se afastar temporariamente de seus celulares para se concentrarem em experiências da vida real.

A valorização das interações na vida real como uma forma de aprender novas habilidades.

Ex: Cafeterias onde não há, propositalmente, Wi-Fi disponível se tornaram uma escolha que valoriza o “ficar de fora”, restabelecendo o espaço como local de prazer e relaxamento, longe das ligações dos clientes até mesmo na hora do almoço.

Posso Cuidar de Mim Mesmo

O foco dessa tendência são medidas preventivas e de consumo contra doenças, infelicidade e indisposição, que as pessoas podem tomar sem precisar consultar um profissional.

A tendência é caracterizada por formas personalizadas de restrição, a faxina autoimposta na vida das pessoas, seja em sua dieta, casa ou guarda-roupa, que leva à versatilidade e, teoricamente, mais escolhas.

A tendência “Posso cuidar de mim mesmo” é uma reação ao modo impulsivo, rígido e altamente restritivo do consumismo.

Os consumidores usam aplicativos e serviços de personalização para criar um produto exclusivamente seu para que, por fim, possam ser autossuficientes sem precisar interagir constantemente com mídias sociais e marketing das marcas.

Ex: TellSpec, um scanner de mão que proporciona testes de alimentos em tempo real, segurança e autenticidade alimentar. O scanner pode ser apontado para um alimento e a composição nutricional é analisada automaticamente.

Quero Um Mundo Sem Plástico

A pressão por uma sociedade sem plástico ganhou força em 2019, o desejo do consumidor de conseguir um mundo sem o material crescerá ainda mais. Plásticos, como embalagens de uso único para alimentos e bebidas, e micro plásticos encontrados em produtos de beleza e limpeza,

Os consumidores estão ficando cada vez mais preocupados com os problemas dos dejetos plásticos e isso está afetando seus hábitos de compra. A proporção de pessoas dispostas a pagar mais por alimentos frescos e industrializados que sejam sustentáveis e ecologicamente corretos aumentou nos últimos dois anos.

Ex: YVY, uma marca de produtos de limpeza lançada em 2018, no Brasil, está tentando deixar a maneira que os consumidores limpam suas casas mais sustentável. A marca criou um sistema de cápsula,como as de café, para produtos de limpeza. Os consumidores se inscrevem em um serviço de clube de assinatura mensal, contendo cápsulas que são entregues em suas casas.

Eu Quero Agora

Os consumidores nunca estiveram tão ocupados. Eles começam a esperar mais das empresas e querer produtos e serviços entregues o mais rapidamente e com a maior simplicidade possível.

Cada vez mais, eles contam com aplicativos que os ajudam a organizar suas vidas e ficam muito intrigados com inovações que os ajudem a evitar filas, reduzir tempo de espera e sincronizar suas informações e preferências pessoais.

Ex: Amazon Go em Seattle é uma tentativa da Amazon de modernizar as lojas, acabando com as filas. Os consumidores devem escanear o aplicativo da empresa ao entrar na loja; câmeras e sensores os monitoram, permitindo que eles simplesmente saiam da loja enquanto os itens são cobrados em seu carrinho de compra virtual.

O Prazer da Vida de Solteiro

Uma geração está redefinindo a tendência de viver sozinho: os consumidores mais velhos. Esse grupo de pessoas mais velhas e solteiras (normalmente com mais de 50 anos), enquanto algumas foram solteiras a vida toda, muitas estão divorciadas ou viúvas com filhos adultos.

Os consumidores que vivem sozinhos estão menos dispostos a escolher produtos considerados “duráveis”, “de alta qualidade”, “na moda” ou “naturais”. Conveniência e preço são fatores mais importantes. Na verdade, os consumidores que vivem sozinhos estão mais propensos a priorizar a segurança financeira.

Ex: A Senior Shelf Índia desenvolve produtos e serviços que são especialmente relevantes para esse segmento de consumidores. Recentemente, a empresa expandiu os serviços oferecidos, incluindo poupanças para idosos e serviços de cuidados diários para ajudar os mais velhos da Índia a melhor gerenciar seu estilo de vida solitário.

Essa é uma extração do estudo realizado pela Euromonitor Internacional. A Euromonitor analisa tendências emergentes que deverão ganhar força neste ano, fornecendo insights sobre os valores e prioridades dos consumidores em constante transformação e explorando como as mudanças no comportamento de consumo estão causando disrupção nos negócios em todo o mundo. Para mais acessar o estudo completo acesse: https://www.euromonitor.com/

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