top of page
  • Foto do escritorReaction Consultoria

Lições de Negócios em Séries: Cena do Crime – Mistério e Morte no Hotel Cecil - Parte 1

Atualizado: 5 de jun. de 2021



Dado o sucesso do post anterior sobre o Desastre da Challenger traremos mais posts extraindo e refletindo sobre conhecimentos de Administração retirados de séries. A intenção nunca é a crítica da série, mas fazer paralelos com o mundo dos negócios.


Hoje abordaremos a minissérie: Cena do Crime – Mistério e Morte no Hotel Cecil, são apenas 4 episódios, que tratam do misterioso desaparecimento e morte de uma estudante, em um famoso, e conturbado, hotel (Cecil) em Los Angeles, Estados Unidos.


RESUMO


A série possui dois personagens principais, um é Elisa Lam que desaparece repentinamente, e tem um vídeo bizarro, dos seus últimos momentos registrados em um elevador do hotel, visivelmente perturbada. O outro personagem, é o próprio Hotel Cecil, este possui um histórico notório de mais de 50 mortes, violência, abuso, drogas e prostituição.


Em um dado momento da história, o Hotel foi adquirido por um grupo que pretendia modernizá-lo para ter maiores retornos. Para isso, seria necessária a expulsão de diversos inquilinos, muitos destes problemáticos, que moravam há anos no hotel e pagavam valores populares bem abaixo do que era interesse desse novo grupo.


Quando o grupo resolveu entrar com o despejo, descobriram que era impossível fazê-lo, por conta de uma clausula da época de construção, aquele hotel deveria ser sempre obrigado a ter um % mínimo de apartamentos convertidos em hospedagem popular. Ou seja, a principal estratégia que motivou a compra do hotel, não poderia ser executada.


E aqui temos a primeira lição, principalmente para quem vai adquirir um negócio, seja ele já existente, novo ou modelo franquia:



LIÇÃO 1 - AVALIE E ESTUDE ANTES DE COMPRAR


Nesse post em específico estamos falando do estudo e avaliação de restrições, mas esse não é o único estudo a ser feito antes de adquirir um negócio, ponto, franquia ou realizar um grande projeto, lembre sempre de analisar o mercado, nesse post aqui sobre macroambiente, tem algumas dicas de como fazer isso.


Voltando ao hotel, esse erro, apesar de parecer, não é tão raro de acontecer, já estivemos em projetos e recebemos clientes que adquiriram negócios cheios de sonhos, vontades, e metas, mas quando foram implementar encontraram barreiras intransponíveis.


Um desses, por exemplo, iria centralizar todas as suas operações em um prédio adquirido, já havia feito todo o plano de demissão dos funcionários dos prédios dos outros estados, e contratado pessoas para o novo prédio, além de ter feito toda obra de adequação do prédio, faltando apenas os último retoques. Quando descobriram que não havia alvará para uma empresa funcionar naquele local, que era de um clube, e só permitia esse mesmo tipo de empreendimento. E assim, além do esforço das equipes envolvidas, milhões de reais da obra do prédio simplesmente foram desperdiçados totalmente.


Empresas grandes com essa possuem caixa e patrimônio para reverter tais situações. O mesmo já não acontece com as pequenas, e pior ainda, com os empreendedores. Um problema desses e pode ser o fim de todas as suas finanças. Então vamos para mais dois exemplos.

Recentemente, um cliente que possuía um mercadinho no andar térreo de um prédio residencial, quis realizar um sonho de colocar uma padaria dentro do seu mercado, quando terminou a obra, a surpresa: A documentação do prédio não permitia que qualquer loja do térreo tivesse equipamentos que gerassem calor, como fornos, fogões, etc.


Outro, uma cliente com baixa de vendas em sua franquia de estética quis melhorar o marketing, e fez uma série de materiais e planos; porém, após nos consultar, solicitamos a documentação da franquia, e descobrimos que apenas uma ínfima parte do que ela fez poderia ser utilizado. O que foi confirmado com o dono da franquia posteriormente. Mais uma vez, assim como o hotel, e os exemplos anteriores, gastou, tempo e esforço em um projeto impossível de ser executado.



CONCLUSÃO

Em suma, antes de implementar qualquer grande iniciativa, principalmente que envolva grandes investimentos, como aquisição de ponto comercial, franquia, empresa, etc., veja as regras, permissões, documentação, o que pode e não pode ser feito para evitar entrar em um negócio impossível.

E confira aqui a parte II desse artigo com mais uma importante dica: comunicação!






bottom of page